A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) continua nesta terça-feira (06.06) o novo mutirão para entrega de aproximadamente dois mil cartões do Programa SER Família destinados à famílias em extrema pobreza e vulnerabilidade social em Cuiabá. Os cartões devem ser retirados na sede da Setasc, localizada no bairro CPA I, das 08h às 17h.
De acordo com a secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Maciel, somente no período matutino desta segunda-feira (05) foram mais de 1,2 mil cartões entregues. “O mutirão é realizado na maior tranquilidade e todas as pessoas estão sendo atendidas. Estamos a ‘todo vapor’ com as entregas, superando as nossas expectativas”, informou a secretária.
Marlene Alexandre Batista, moradora do bairro São Mateus, confidenciou que está desempregada há muito tempo e que, recentemente, foi submetida a um transplante de córneas. “Eu venho passando por grandes dificuldades, já que a cirurgia do meu transplante não ocorreu muito bem. Então, isso aqui pra mim está sendo uma grande benção de Deus. Tenho dois filhos e isso aqui vai ajudar muito a minha família”, afirmou.
Jéssica Araujo de Souza, mãe de quatro filhos, foi contemplada pelo programa com o cartão SER Família Criança. Moradora do bairro Santa Isabel, na capital, Jéssica disse que o cartão irá ajudar na alimentação dos seus filhos. “O cartão é uma benção de Deus e veio em boa hora. Graças a esse programa, vou conseguir colocar comida em casa. No momento estou desempregada e com bebê pequeno fica mais difícil conseguir um emprego fixo”, disse.
Aline Pereira de Melo, mãe de quatro filhos, afirmou que ficou emocionada após saber que foi contemplada na segunda lista do Programa SER Família Criança.
“Eu agradeci muito à Deus, porque eu orei muito. Falei, ‘Senhor, eu preciso desse cartão para ajudar em casa’. Aí saiu o meu nome na segunda lista, e falei ‘Glória a Deus, aleluia. Eu consegui a minha benção’. Eu tenho um filho que tem deficiência e tenho muito gasto, principalmente com fraldas. Em casa sou eu, meus quatro filhos, minha mãe e minha tia. Esse cartão vai ajudar muito a gente. Aos olhos de muitos, isso é pouco, mas é muito na nossa mão”, declarou.
Cada família beneficiada recebe o cartão conforme informado no momento do cadastro, ou seja, de apenas um tipo de benefício, seja ele do SER Família, ou das outras vertentes, como o SER Família Criança, SER Família Idoso, SER Família Inclusivo e SER Família Indígena.
Importante ressaltar que a nova entrega de cartões do Programa SER Família é direcionada apenas para moradores de Cuiabá que fizeram o cadastro durante o mutirão realizado no mês de março deste ano. Não estão abertas novas inscrições para o programa, como também não há previsão para a realização de um novo cadastramento.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.