Connect with us

MATO GROSSO

Criadores do Projudi e Entregas-MT participam de live da Seplag nesta terça-feira (06)

Publicado

em

Transformação no serviço público. Este será o tema da live do GentInova desta terça-feira (06.06) realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Sistema de Inovação em Práticas Públicas do Estado de Mato Grosso (Sinova-MT). O evento acontece às 9h e será transmitido pelo YouTube da Seplag.

O servidor público Leandro Lira, que desenvolveu o Processo Judicial Digital em nível Federal, conhecido como Projudi, e Edmar Augusto, que criou o Entregas-MT, solução de acompanhamento das entregas governamentais do Governo de Mato Grosso, são os convidados do bate-papo.

Os dois servidores impactaram no serviço público e foram premiados por suas criações inovadoras. Lira é analista de tecnologia na Anatel e conquistou o Prêmio Espírito Público em 2022. Augusto é gestor governamental da Seplag, em Mato Grosso, e foi premiado em 3º lugar no Concurso de Boas Práticas do Consórcio Brasil Central em 2020.

Para a gestora Governamental da Seplag, Flávia Pimenta, que fará a mediação da live, os servidores criaram sistemas importantes para o serviço público utilizando a sensibilidade para identificar os problemas e a dedicação. “Lira percebeu como vários problemas relacionados ao trâmite do processo judiciário seriam resolvidos se eles passassem a ter um formato eletrônico. Ele enxergou o problema, criou a solução e hoje o seu projeto informatizou todos os cartórios judiciais do País. Uma inovação simples, mas revolucionária”.

“Após anos de dedicação profissional, investimento pessoal e algumas portas fechadas, Edmar apresentou o sistema que ele próprio desenvolveu ao governador. Teve reconhecimento e, hoje, atua com uma equipe focada em executar o sistema. Ele representa a concretização do sonho de muitos servidores de ter seu trabalho respeitado e admirado pelo chefe do executivo estadual”, conclui Pimenta.

Os interessados em acompanhar o bate-papo podem acessar por meio do Google Meet ou pelo YouTube da Seplag.

Os servidores que participarem da live terão direito à certificação emitida pela Escola de Governo. Para isso, é necessário fazer a inscrição através do link até às 15h de hoje (05.06) e preencher a lista de presença que será enviada ao fim da transmissão.

Projudi: dinamização do Poder Judiciário

A criação do Projudi surgiu quando Lira ainda cursava, simultaneamente, Direito e Ciências da Computação em universidades públicas de Campina Grande, no interior da Paraíba. Ao enxergar a dificuldade de processos que dependiam do meio físico em papel e de deslocamentos para consulta, o então estudante teve a ideia de desenvolver um sistema virtual para dinamizar o Poder Judiciário.

Com o apoio do professor e juiz, Antônio Silveira Neto, e de um colega do curso de tecnologia, André Luís Cavalcanti Moreira, a ferramenta saiu do papel e, em alguns anos, se tornou o primeiro software do tipo no Brasil implantando em larga escala em 20 estados.

O Projudi reduziu em cinco meses o tempo médio de processos em Mato Grosso, por exemplo, de acordo com análise do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes, era necessário em torno de 180 dias para que uma petição inicial fosse a julgamento. Com a ferramenta, o tempo passou a ser de 33 dias.

Entregas-MT: rapidez e facilidade em informações de entregas

Diante das dificuldades de obter registros de cada órgão do Governo de Mato Grosso relacionadao a entregas, convênios e parcerias, o gestor da Seplag, Edmar Vieira, desenvolveu uma solução tecnológica para coleta, armazenamento e acompanhamento dessas informações, o Entregas-MT.

Com o sistema de gerenciamento, concluído em 2019, os dados são obtidos com maior rapidez e facilidade, inclusive por meio de um celular. O governador e sua equipe, por exemplo, podem estar em uma agenda em determinado município e, com alguns cliques, consultar todas as entregas programadas, em andamentos ou já concluídas na localidade.

Além da possibilidade de filtrar as informações por múltiplas classificações, o interessado consegue acessar rapidamente a contribuição de cada parceiro, seja o Governo Federal, Municipal ou entidade civil, ou de autor de emendas parlamentares para viabilização das entregas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora