Connect with us

Cuiabá

Emanuel entrega ponte de concreto e garante melhor qualidade de vida para mais de dez comunidades rurais

Publicado

em

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, neste sábado (03), a nova ponte de concreto sobre o Rio Aricazinho, na zona rural de Cuiabá. A estrutura de mobilidade urbana beneficia cerca de 5 mil famílias que residem nas mais de dez comunidades existentes na região. A inauguração faz parte da programação de celebração dos 304 anos da Capital.

O projeto de construção da ponte foi elaborado e coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Com 40 metros de extensão e 10,8 metros de largura, a estrutura possui pista dupla e espaço exclusivo para trânsito de pedestres e ciclistas, garantindo maior segurança a todos que passam diariamente pelo local.

“Somente os moradores da região sabem a importância dessa ponte. Uma obra fundamental para o pequeno produtor, para os moradores da região, para o transporte escolar, e para todos aqueles que dependem de uma boas condições na mobilidade urbana. Entregamos uma estrutura que garante um bom trânsito, com segurança, respeito e dignidade”, disse o prefeito.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou que o trabalho de levantamento da ponte durou exatos 242 dias e recebeu o investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões Ainda segundo ele, a nova estrutura resolve, de forma definitiva, um problema de mais de 40 anos da população da localidade.

“Estamos eliminando, definitivamente, toda insegurança e riscos que as pessoas corriam ao passar pela antiga ponte, principalmente no período chuvoso. Com toda certeza, pelo menos pelos próximos 100 anos não ouviremos relatos de problemas nessa ponte, pois estamos entregando uma obra de qualidade e bancada pela Prefeitura de Cuiabá”, contou Stopa.

O presidente das Associações Rurais de Cuiabá, Thiago Calaça Pedroso, relatou que a ponte beneficiará comunidades como Aricazinho, Rio dos Couro, Barreirinho, Raizama, 21 de Abril, entre outras. Enfatizou também que , além de promover o desenvolvimento regional, a entrega também acarretará melhorias em outras diversas áreas.

“Estamos, do fundo do coração, agradecidos por esse trabalho do Stopa e do prefeito Emanuel Pinheiro. Essa ponte vai trazer desenvolvimento para região, para a produção, melhora a área da saúde, e vai ajudar também as festas religiosas e os muitos eventos culturais que são realizados pelas comunidades”, finalizou Thiago.

Participaram da solenidade o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, os secretários de Governo, Wilton Coelho, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, além dos vereadores Dídimo Vovô, Rogério Varanda e Kássio Coelho. Também esteve presente o ex-presidente da Câmara Municicipal de Cuiabá, Misael Galvão, e lideranças comunitárias da região.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora