Connect with us

Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro apresenta resultados positivos do Cuiabanco durante implantação da Frente Parlamentar de Microcrédito, em Brasília

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, foi convidada para participar da implantação da Frente Parlamentar Mista de Microcrédito de Apoio ao Pequeno Empreendedor no Senado Federal. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (1º), ocasião em que o secretário da pasta, Francisco Vuolo, apresentou os resultados do primeiro mês de funcionamento do Cuiabanco, iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro para fomentar àqueles que mais necessitam.

“Apresentamos os resultados extremamente positivos que o Cuiabanco alcançou com apenas um mês de funcionamento para atender o microempreendedor. Foram 70 operações com 350 mil reais liberados, para os segmentos de comércio varejista, comércio de alimentos e prestação de serviços. O grande destaque, que teve reconhecimento pela Frente Parlamentar foi o crédito orientativo, pois, tão importante quanto liberar os recursos para atender as pessoas, é justamente promover um acompanhamento, o que é feito pela nossa equipe por meio de um aplicativo exclusivo do Cuiabanco. O aplicativo monitora, acompanha, orienta e dá todo o suporte necessário ao pequeno empreendedor, para que ele possa ter resultado positivo em seu negócio”, comentou o secretário.

Outro ponto que mereceu destaque na apresentação sobre o Cuiabanco foi o “bônus-adimplência”, que é a ausência de pagamento de juros para pessoas que buscam crédito entre 1500 e 5 mil reais e pagam em dia. Nestes casos a Prefeitura paga os juros e o microempreendedor só paga o capital principal. Durante a apresentação, Vuolo mostrou um vídeo com um resultado concreto do Cuiabanco: uma senhora que mora na área rural e que buscou o recurso, teve o crédito aprovado e já está aplicando o dinheiro em sua atividade, que é a produção de pães e bolos.

Também esteve presente ao evento o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que na oportunidade foi eleito vice-presidente da Frente Parlamentar. “Infelizmente, o Brasil enfrenta um problema há alguns anos: mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados, assim como mais de 6 milhões de empresas brasileiras enfrentam dificuldades para acessar crédito. Isso dificulta ainda mais o início de novos empreendimentos, pois os empreendedores não têm acesso ao microcrédito para abrir seus negócios e impulsionar a economia. Precisamos alcançar níveis de investimento que o Brasil necessita para finalmente nos tornarmos o país que sempre sonhamos. Infelizmente, temos ficado presos ao estigma de ‘Brasil do futuro’, sem conseguir tornar isso uma realidade. É por isso que é tão importante cuidarmos dessa questão e criar essa frente parlamentar, à qual assino com alegria e me comprometo a participar das reuniões. Essa iniciativa chegou em um momento especial para Cuiabá, nossa capital, uma cidade que não depende do agronegócio, embora se beneficie indiretamente desse setor. O que o secretário Vuolo apresentou aqui são propostas concretas e eficazes, nada filosóficas ou especulativas. Elas fornecem acesso ao crédito para os pequenos empreendedores, que farão a diferença no crescimento do Brasil nos próximos anos. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, senador, e parabéns aos investidores brasileiros. Conte com meu apoio, parceria e dedicação nessa Frente Parlamentar”, declarou o deputado.

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Microcrédito de Apoio ao Pequeno Empreendedor, senador Esperidião Amin elogiou o trabalho do secretário Vuolo e a iniciativa de Cuiabá em implementar o Cuiabanco e deu as boas-vindas ao deputado Emanuelzinho, destacando que o trabalho que será realizado pela juventude em conjunto com a experiência, com certeza renderá bons frutos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

PGM divulga resultado da inscrição definitiva e convoca para prova oral no concurso de procurador substituto de Cuiabá

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), publicou o resultado da inscrição definitiva e a convocação para a prova oral do concurso público destinado ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro de reserva para o cargo de procurador substituto. A divulgação foi realizada na edição nº 997 da Gazeta Municipal, nesta sexta-feira (22).

O documento apresenta a relação de aprovados e convocados, organizados por número de inscrição e nome, em ordem alfabética.

A prova oral, aplicada pelo Cebraspe, está marcada para o dia 1º de dezembro de 2024. Os candidatos devem seguir todas as instruções do Edital nº 1 – PGM Cuiabá, de 18 de abril de 2024, e acessar obrigatoriamente o site www.cebraspe.org.br/concursos/pgm_cuiaba_24_procurador a partir do dia 25 de novembro de 2024, para consultar o horário de início e o local de realização da prova, por meio de consulta individual, utilizando os dados solicitados.

No dia da prova oral, o candidato deve apresentar documento de identidade original, conforme especificado no edital de abertura. A ausência do documento resultará na exclusão do concurso. Além disso, é obrigatório o uso de traje formal: terno para os homens e traje social discreto para as mulheres.

As justificativas da banca examinadora para o deferimento ou indeferimento dos recursos contra o resultado provisório da inscrição definitiva estarão disponíveis a partir de 29 de novembro de 2024, no mesmo endereço eletrônico.

O resultado provisório da prova oral será publicado no Diário Oficial do Município de Cuiabá e divulgado na internet no site do Cebraspe na data provável de 13 de dezembro de 2024.

Conforme o edital nº 1/PGM, de 18 de abril de 2024, o concurso oferece seis vagas: quatro para ampla concorrência, uma para candidatos com deficiência e uma para negros e indígenas. A remuneração prevista é de R$ 17.516,64, acrescida de benefícios previstos no Fundo de Enriquecimento e Sustentação da Procuradoria (FUNESP), conforme o art. 5º da Lei Complementar nº 509/2022.

Para concorrer, os candidatos devem ter graduação em Direito, inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovar três anos de atividade jurídica, conforme estabelecido no art. 35, parágrafo único, VI, da Lei Complementar Municipal nº 208/2010 e no Decreto Regulamentador nº 5.700/2015.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora