Connect with us

POLÍCIA

Integrantes de quadrilha que furtaram loja em shopping são presos pela Polícia Civil no DF e Pará

Publicado

em

A Polícia Civil Mato Grosso cumpriu, nesta quarta-feira (31.05), no Distrito Federal e no Pará seis mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros de uma quadrilha que furtou uma loja de revenda de eletrônicos, em um shopping center de Cuiabá. As ordens judiciais fazem parte da Operação Estradeiros, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá.

O crime investigado ocorreu em julho do ano passado. Um casal foi preso por equipes da Derf em Brasília. Outro criminoso foi preso na cidade de Belém, com apoio da Polícia Civil do Pará. Em ambas as cidades também foram cumpridas ordens de busca e apreensão.

A investigação apurou que os criminisos fazem parte de uma quadrilha que age com o mesmo modo de atuação em vários estados do País, sempre furtando lojas em shoppings centers. Em Cuiabá, os cinco criminosos, identificados nas investigações da delegacia especializada, esperaram a loja que era alvo da quadrilha ser fechada, após o horário de comércio no local, e depois de usar um aparelho para burlar o sinal de travamento da porta, entraram no estabelecimento e furtaram celulares de marcas diversas, caixas de som, relógios e outros eletrônicos.

Modus operandi

Os criminosos usaram um aparelho para copiar a frequência do controle de travamento da porta da loja. Depois, acionaram esse sinal para abrir e entrar na loja.

A equipe da Derf Cuiabá apurou que um casal chegou ao Pantanal Shopping, no início da tarde do dia 14 de julho do ano passado, em um carro de transporte por aplicativo. Eles embarcaram de um hotel nas proximidades da Rodoviária de Cuiabá, onde também se hospedaram os outros integrantes da quadrilha, moradores de Águas Lindas de Goiás, cidade localizada no entorno do Distrito Federal.

O casal foi ao shopping fazer o reconhecimento da loja e, no período noturno, retornou para praticar o crime, desembarcando nas proximidades do centro comercial, provavelmente para dificultar as identificações. Em seguida, um segundo casal, entrou no no shopping, seguido de um quinto membro da quadrilha. Três criminosos ficaram em frente á loja alvo, pouco antes do fechamento do local. Um deles fica próximo ao funcionário que vai fechar a loja e coloca a mão no bolso para copiar a frequência do controle da porta.

Outro criminoso acompanhou a saída do funcionário e um casal foi à frente da loja, quando um portão foi acionado e ambos entraram no local. Câmeras da loja registram todos os movimentos dos criminosos furtando os objetos. Ao mesmo tempo em que o casal sai da loja, os outros que ficaram de vigia se levantam e se encontram com os demais criminosos no lado externo do shopping.

A equipe da Derf Cuiabá reuniu diversos informações que levaram à identificação dos cinco criminosos envolvidos no furto.Com base nos elementos de prova, o delegado Daniel Paranhos representou à Justiça pelas prisões preventivas e mandados de busca e apreensão contra três deles, que foram deferidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital.

A investigação prossegue para chegar ao outro casal que também participou do furto. Todos são investigados por furto qualificado e associação criminosa.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra Operação Cafofo para cumprimento de mandados de prisão

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).

As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.

Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.

Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.

Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.

A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.

Nome

A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora