Connect with us

MATO GROSSO

Alunos de escola estadual participam de Círculos de Paz no Fórum de Chapada dos Guimarães

Publicado

em

 Alunos e alunas da Escola Estadual Rafael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães, participaram de círculos de construção de paz promovidos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, dirigido pelo juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior e pela gestora do Cejusc, Ildenes Rocio Ribas Reis.
 
Nas dinâmicas realizadas nessa terça e quarta-feira (30 e 31 de maio), no plenário do fórum, os estudantes puderam trabalhar os conflitos que têm vivenciado na escola, com a mediação do magistrado e da gestora.
 
Valores como amizade, tolerância, resiliência, compaixão, empatia, paciência, dignidade e outros foram trabalhados com os estudantes nos círculos.
 
“Foi gratificante e muito bacana, no sentido de que estamos implementando uma política pública e plantando uma semente. Recebemos elogios dos alunos, que manifestaram interesse em praticar outros círculos, conversar, discutir conflitos, vivenciar esse novo olhar”, apontou o juiz.
 
A própria escola pediu a realização do círculo porque estava se deparando com casos de bullying, agressão física e racismo. Participaram 28 alunos de uma turma do 9º ano, com idade entre 13 e 14 anos.
 
“No início, percebi que estavam arredios, não sabiam do que se tratava, estavam restritos nas respostas, mas depois fluiu e foi muito bom, tivemos um resultado excelente. Eles perceberam que podem resolver juntos, querem repetir o circulo e indicaram outros temas”, frisou a gestora.
 
Os círculos de construção de paz fazem parte da Justiça Restaurativa, um segmento do Poder Judiciário que trabalha maneiras adequadas de solucionar conflitos.
 
O magistrado mencionou ainda o movimento nacional do Ministério da Educação em aderir os círculos de paz como uma forma de combater a violência nas escolas. Segundo ele, em 2022, em Mato Grosso, houve um aumento de 68% violência escolar, sendo que o bulliyng representa 65% dos casos de violência nas unidades escolares.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida do círculo de paz. Os adolescentes estão no fórum, sentados em círculo, em cadeiras. O juiz e a gestora seguram papéis e conduzem o trabalho. Ao centro, um tapete com objetos coloridos e palavras escritas em papéis coloridos.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil inaugura Sala de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual em Canarana

Publicado

em

Por

A Polícia Civil inaugurou a nova Sala de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual da Delegacia de Canarana. O espaço vai além de um local para formalizar denúncias, sendo um ponto de acolhimento onde as vítimas podem se sentir seguras e amparadas.

A iniciativa para criação da sala para atendimento especializado às vítimas foi liderada pelo delegado titular, Flávio Leonardo Santana Silvas. Para ele, o espaço simboliza um avanço significativo no apoio e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade no município.

“Esta sala representa a nossa luta contra a violência, mas também a garantia de que as mulheres terão acesso a uma rede de apoio estruturada, com atendimento acolhedor”, afirmou.

Para o delegado Regional de Água Boa, Valmon Pereira, a sala de atendimento é essencial para a continuidade de ações de proteção e prevenção à violência contra mulheres, fortalecendo o papel da Delegacia de Canarana como referência no combate a esse tipo de crime.

“O espaço reafirma o compromisso em trabalhar em conjunto pela segurança e dignidade das vítimas, dando suporte emocional e social às mulheres que buscam auxílio”, disse o Regional.

A cerimônia de inauguração, realizada na última terça-feira (17.09), contou também com a presença do Juiz de Direito da Comarca de Canarana, Carlos Eduardo, além de representantes da Prefeitura Municipal, do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e outras instituições que integram a rede de proteção às vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora