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POLÍTICA

Assembleia Legislativa avança em melhorias para o Portal Transparência

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A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) será submetida a uma análise da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) para avaliar os instrumentos de transparência desenvolvidos pela Casa de Leis. Até o final do mês de julho, a Atricon vai aferir se a ALMT preenche todos os requisitos de acesso à informação e, a partir disso, estabelecer melhorias nos serviços ofertados aos cidadãos.

“Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso tem oferecido à sociedade um serviço público eficiente, de qualidade e transparente e, por esse esforço, a Casa tem colhido bons resultados. O uso de novas tecnologias tem sido um grande aliado”, destacou o secretário de Controle Interno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Newton Evangelista.

Uma pesquisa realizada pela organização não governamental Transparência Internacional – Brasil aponta que o Poder Legislativo de Mato Grosso está classificado como o sexto Parlamento mais transparente do país. Para chegar a essa colocação, a Secretaria de Controle Interno trabalhou em conjunto com a Secretaria Geral da ALMT na busca pela excelência.

 “Alcançamos uma avaliação bastante positiva. Estamos sempre buscando melhorias, pois temos o norte da Mesa Diretora de que nosso portal seja um dos melhores do país”, lembrou o secretário.

Para elaboração do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) foram avaliadas as ações das 26 Assembleias Legislativas dos estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal em relação à transparência na governança pública, levando-se em consideração nove dimensões no serviço público, como transformação e acesso à informação.

De acordo com o secretário-geral da Assembleia, Olindeval Soares, o apoio da Mesa Diretora na divulgação das ações foi fundamental para preencher esse quesito.

“Quando assumi a pasta, o presidente da Assembleia [deputado Eduardo Botelho] me pediu para manter sempre a transparência de tudo que fosse feito. Sempre procuramos melhorar, trocamos o portal transparência para sempre estarmos num teto máximo de atendimento e excelência”, esclareceu ele.

“Foi feito um trabalho em conjunto com a Secretaria de Controle Interno, por um período de cinco meses, com vistas a alcançarmos os índices. Em seguida, nos debruçamos para implantarmos também a Lei Geral de Proteção de Dados no portal transparência”, destacou Soares.

No ranking geral, a ALMT alcançou 58,20 pontos, em uma escala de 0 a 100; 75,00 foi a maior nota alcançada pelas instituições participantes.

Segundo a técnica legislativa da Secretaria de Controle Interno da Casa, Marisa Rondon, especificamente sobre o portal transparência, os resultados foram registrados a partir de um acompanhamento realizado desde 2022, junto a todos os portais transparência do Brasil.

“Primeiramente, quando a Assembleia de Mato Grosso foi acionada, informaram que a nossa pontuação era 39,18. A partir daí, foi levantado pelo Controle Interno quais seriam os pontos que precisavam ser atendidos”, afirmou ela.

A tarefa do Controle Interno, segundo Marisa, foi “pegar a planilha onde constavam os pontos falhos e trabalhar com todas as informações para que fossem corrigidos”, frisou.

“Elas [informações] têm algumas características, como formatos, série histórica do antes e depois. Então, o trabalho do Controle Interno foi feito analisando a planilha verificando todos os itens, 136, no total”, ressaltou ela.

“Nosso trabalho foi verificar item por item buscando no nosso site onde estava essa informação e, por meio do endereço eletrônico, colocar à disposição para que a Transparência Internacional – Brasil pudesse visitar e acompanhar se procedia”, apontou.

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) é uma iniciativa da Transparência Internacional – Brasil que busca avaliar e fomentar as agendas de integridade, transparência, dados abertos, acesso à informação, participação, transformação digital e combate à corrupção nos mais diversos níveis federativos e poderes da República.

Fonte: ALMT – MT

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POLÍTICA

Faissal pede instalação de CPI para investigar atuação da Energisa em MT

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O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) protocolou, nesta quarta-feira (16), um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para apurar o contrato e a atuação da Energisa, concessionária de energia elétrica no estado. O parlamentar aponta, no pedido, a necessidade de se investigar se a empresa está cumprindo o contrato firmado e também a qualidade do serviço oferecido a população.

De acordo com Faissal, a criação da CPI para investigar a atuação da Energisa é imprescindível, diante das graves deficiências constatadas na prestação do serviço, considerado essencial. O deputado explicou que a energia elétrica é um pilar para o desenvolvimento econômico e social, e é inadmissível que a distribuição por parte da concessionária continue sendo alvo de inúmeras reclamações por parte da população.

“É urgente apurar a real qualidade dos serviços prestados pela concessionária. Nos últimos anos, os consumidores têm enfrentado frequentes interrupções no fornecimento de energia, ocasionando transtornos que variam desde a interrupção da rotina das famílias até prejuízos significativos para os setores produtivos e industriais. Esse quadro evidencia uma gestão falha, incapaz de garantir um fornecimento contínuo e estável, como é exigido de um serviço de caráter essencial”, afirma Faissal, no pedido.

O deputado pontuou ainda que surgem sérias dúvidas quanto ao cumprimento das obrigações contratuais por parte da concessionária, já que são previstas responsabilidades claras, incluindo a manutenção de um padrão mínimo de qualidade e o cumprimento de metas de desempenho. A continuidade dos problemas evidencia possíveis falhas no cumprimento dessas obrigações e a criação da CPI permitirá uma análise aprofundada desses contratos, verificando se a concessionária está de fato atendendo às exigências estipuladas ou se há necessidade de intervenções e correções imediatas.

“Outro ponto fundamental é a apuração dos investimentos realizados pela concessionária ao longo de todo o período de concessão em Mato Grosso. Embora a empresa tenha anunciado investimentos, eles não parecem resultar em melhorias significativas na qualidade dos serviços prestados. É crucial verificar se os recursos destinados à modernização da rede elétrica e à ampliação da capacidade de fornecimento estão sendo aplicados de forma eficiente e transparente, especialmente considerando que o valor das tarifas deve refletir os investimentos efetivamente realizados pela concessionária”, completou.

Fonte: Política MT

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