Connect with us

MATO GROSSO

Inscreva-se para o Congresso sobre constitucionalização de direitos

Publicado

em

Estão abertas ao público em geral as inscrições para o “I Congresso Interinstitucional das Justiças Estadual e do Trabalho de Mato Grosso: Constitucionalização de Direitos e Mecanismos à Efetividade da Prestação Jurisdicional”, que será realizado nos dias 1º e 2 de junho, pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e Escola Judicial da 23ª Região (Ejud23).
 
O evento terá lugar no Auditório do Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Ele é voltado para magistrados(as), assessores(as), servidores(as), membros e servidores(as) do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados(as), bem como cidadãos que tiverem interesse no assunto.
 
“Esse é o primeiro evento que estamos promovendo entre as duas escolas, dando o pontapé nessa parceria que, ao que tudo indica, vai ser bem frutífera e promissora”, assinalou a juíza Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima, uma das coordenadoras do evento.
 
“Nesse movimento de constitucionalização de direitos, com a Constituição tendo essa força normativa e irradiando seus efeitos para todos os outros ramos do Direito, dentro da supremacia constitucional, nós pensamos quais seriam os instrumentos que hoje o Poder Judiciário, seja Justiça Estadual seja Justiça do Trabalho, têm para que esses direitos – humanos, fundamentais – possam ser efetivados”, salientou a juíza Henriqueta Lima.
 
“Como os precedentes se prestam a dar efetividade a esses direitos, como a postura do magistrado pode afetar a questão da efetividade, como o número excessivo de demandas pode estar impactando no ato de julgar e como os mecanismos que temos à disposição podem estar ajudando, a importância dos métodos alternativos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação, podem dar efetividade à prestação jurisdicional. Como os magistrados podem estar, dentro da lógica do controle de convencionalidade, ao julgar as demandas, podem estar fazendo o controle e aplicando os tratados e acordos internacionais de Direitos Humanos. Tudo dentro da perspectiva de olhar para a efetividade da prestação jurisdicional, se bem prestar a justiça, não tão somente na perspectiva quantitativa, mas numa perspectiva qualitativa, de qualidade no ato de julgar”, complementou.
 
Programação – A solenidade de abertura será realizada no dia 1º de junho, às 9h, com a presença da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; do presidente do TRT23, desembargador Paulo Barrionuevo; e das diretoras da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, e da Ejud23, Eliney Bezerra Menezes.
 
 
Na quinta-feira (1º de junho), a primeira palestra, com início às 10h30, terá como tema “Tratados e Convenções Internacionais e a Jurisprudência da Corte Interamericana de Direito Humanos como fonte do Direito (Recomendação 123/2022 do CNJ)”. À tarde, haverá palestras sobre os seguintes temas: “Inteligência artificial, Metaverso e seus impactos na Prestação Jurisdicional” e “Magistratura e Ética Profissional”.
 
 
Já na sexta-feira (2 de junho), no período matutino, serão ofertadas as palestras “Saúde Mental do Magistrado: mecanização do ato de julgar e adoecimento” e “Solução adequada de conflitos”. À tarde, os temas a serem debatidos são “Os grandes litigantes, as demandas repetitivas e o processo coletivo como fator de efetivação da justiça” e “Os precedentes judiciais e a efetividade da Justiça”.
 
 
Clique neste link para se inscrever. As inscrições seguem até o dia 31 de maio.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: foto colorida e horizontal. Imagem ao centro, balança da Justiça forjada a ferro. Texto I Congresso Interinstitucional das Justiça Estadual e do Trabalho de Mato Grosso: Constitucionalização de Direitos e Mecanismos à Efetividade da Prestação Jurisdicional. Data 1º e 2 de junho de 2023. Local Auditório Gervásio Leite, no TJMT.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Secretário de Desenvolvimento Econômico de MT destaca avanços da cadeia pecuária em painel da COP 29

Publicado

em

Por

“Mato Grosso tem sido referência de um agronegócio sustentável, com 60% do seu território preservado e isso é um compromisso do Estado. Nossa pecuária avançou nos últimos anos na questão de rastreabilidade de sua cadeia, o que gerou mais transparência para o setor. Esse é um trabalho que começou em 2022 com um grupo de trabalho que busca soluções e melhorias para o tema”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, na 29ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP 29).

O secretário representa o Governo de Mato Grosso na COP 29, na cidade de Baku, no Azerbaijão, e foi um dos painelistas com o tema “Rastreabilidade da Cadeia Pecuária”. A conferência teve início no dia 11 de novembro e vai até o dia 22 de novembro.

No painel foram abordadas práticas inovadoras e sustentáveis para o setor pecuário com foco na mitigação dos impactos mundiais da cadeia econômica.

“Mato Grosso é uma referência e exerce esse lugar de porta voz por suas ações e parcerias que fortalecem seu sistema de rastreamento da produção de carne, o qual não só combate o desmatamento ilegal, mas garante a qualidade e segurança do produto exportado para os mercados globais. A rastreabilidade também nos permite avaliar e melhorar as práticas de manejo para reduzir o impacto ambiental. O uso de dietas que reduzem as emissões de metano, por exemplo, é uma das tecnologias que o Brasil está incentivando no setor”, explicou o secretário.

Além disso, o secretário mencionou o Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que tem incentivado práticas agropecuárias sustentáveis, como o plantio direto e a integração lavoura-pecuária-floresta.

No ano de 2023, foram exportadas 453 mil toneladas de carne bovina, totalizando U$1,9 bilhão, sendo os principais países compradores China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Rússia, Itália, Arábia Saudita e Países Baixos. Mato Grosso foi responsável por 22,3% das exportações de carne do Brasil em 2023.

A estrutura sustentável de produção e a qualidade são os principais atrativos para as nações que compram de Mato Grosso, sendo um reflexo do trabalho desempenhado no estado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora