Connect with us

Cuiabá

Secretária de Assistência Social visita Espaço do Servidor implantado pela Educação e estuda replicar iniciativa

Publicado

em

O Espaço do Servidor implementado pela Secretaria Municipal de Educação no ano passado, poderá ser replicado em outras pastas do executivo municipal. Nesta quinta-feira (25), a secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), Hellen Janayna Ferreira de Jesus e sua equipe visitaram o espaço e conheceram o trabalho gerenciado pela Coordenadoria de Promoção de Pessoa e desenvolvido pela equipe de profissionais do setor Psicossocial. A iniciativa pioneira e humanizada da gestão desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde dos profissionais da educação.

Hellen Ferreira foi recebida pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, pela secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar, pelo coordenador técnico de Gestão de Pessoas, Marcos Vinicius de Carvalho Santos e pela coordenadora do Espaço do Servidor, Cleonice Cassemira de Arruda.

Há alguns anos o setor Psicossocial e Saúde do Trabalhador, ligado a Coordenadoria de Promoção de Pessoas/Coordenadoria Técnica de Promoção de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação, atua com o objetivo de auxiliar, orientar, informar, apoiar e incentivar os profissionais da educação em seu cuidado biopsicossocial. A equipe multidisciplinar realiza visitas técnicas e promove ações na sede da Secretaria, nas unidades da rede pública municipal de Educação e também no Espaço do Servidor, inaugurado em novembro de 2022.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, uma das articuladoras e incentivadora da iniciativa destacou que o trabalho realizado pelo Espaço do Servidor e sua equipe, formada por psicólogos, nutricionista, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e educadores físicos, visa o cuidado, a valorização dos profissionais e o acolhimento às pessoas. “O Espaço do Servidor é um sucesso e, nosso objetivo é ampliar o cuidado com os servidores tendo como única preocupação o bem estar do profissional da educação”, disse a gestora.

Atendimento humanizado

No Espaço do Servidor são oferecidos atendimentos psicológicos; acolhimento, orientação e encaminhamentos sobre direitos previdenciários; avaliação e orientações posturais, acupuntura e auriculoterapia; avaliação e orientações nutricionais individualizadas; aferição de pressão, glicemia e orientações de saúde; massoterapia; atendimento para prevenção, habilitação e reabilitação da voz, agendamento de pericias, pilates, treino funcional e ginastica laboral além de aulas de violão, ukulelê e canto coral.

De acordo com o relatório gerencial, de janeiro a abril deste ano foram realizados 2.920 atendimentos. Desse total, 806 na área de psicologia, 577 de fisioterapia, 664 de assistência social, 450 de massoterapia, 338 de nutrição, 18 de fonoaudiologia e 67 atendimentos de enfermagem. Esses atendimentos, explicou a coordenadora, Cleonice Arruda aconteceram por demanda espontânea ou foram encaminhados pelas unidades educacionais.

Além do atendimento no local, a equipe realizou 10 visitas a unidades educacionais, com mais de 430 atendimentos.

As aulas de pilates atualmente com 10 turmas, atendem 120 profissionais e no treino funcional, com quatro turmas, são atendidos 12 profissionais. Os profissionais são atendidos no contraturno ou nas aulas de pilates e treino funcional, nos primeiros horários pela manhã ou após o expediente.

Após a visita, a secretária Hellen Ferreira disse se sentir muito mais valorizada enquanto servidora. “Temos que enaltecer quando o trabalho é voltado para o servidor, o cuidado emocional e físico com o servidor, que precisa estar bem para cumprir com suas funções no local de trabalho. Saímos daqui muito felizes com a estrutura ofertada, com os profissionais, com as ações que são realizadas, ações que realmente abre essa porta, traz esse olhar mais carinhoso, mais cuidadoso com os nossos servidores. Com certeza vamos buscar essa iniciativa e levar para os servidores da Assistência Social”, disse Hellen Ferreira.

O Espaço do Servidor funciona das 7h às 18h e os atendimentos são realizados por demanda espontânea e agendamentos pelos servidores da Educação por meio de link, e-mail institucional, ou pelo telefone 3645 6555.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora