Connect with us

MATO GROSSO

Judiciário de MT incorpora índice de desempenho de sustentabilidade em programa de boas práticas

Publicado

em

O Poder Judiciário de Mato Grosso incluiu o Índice de Desempenho de Sustentabilidade, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na avaliação das boas práticas do programa “Economia Legal”, da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do Tribunal de Justiça. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar a execução de ações voltadas para o bom uso dos recursos no Judiciário estadual.
 
A ferramenta recém-incorporada permite mensurar e acompanhar o desempenho das unidades judiciárias e administrativas do Poder Judiciário em relação a indicadores previstos no Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJMT. O índice abrange diversos aspectos, como redução de impressões, uso de copos descartáveis, consumo de energia elétrica e água, entre outros.
 
Essa nova abordagem proporciona parâmetros para análise individual do desempenho de cada comarca e área administrativa, além de permitir uma visão geral do Poder Judiciário de Mato Grosso em relação a outros tribunais do Brasil no que diz respeito ao índice de desempenho de sustentabilidade.
 
O índice abrange os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Com isso, é fundamental monitorar e acompanhar todos os setores e âmbitos de análise mês a mês.
 
Vera Lícia de Arimatéia Silva, membro do Núcleo de Sustentabilidade do TJMT diz que essa iniciativa faz parte de um projeto mais amplo do Poder Judiciário com foco no meio ambiente. “O projeto busca estimular a economia, considerando que a sustentabilidade não se resume apenas à questão econômica, mas também envolve aspectos ambientais e sociais”, comenta a servidora.
 
O acompanhamento do desempenho sustentável já vem sendo realizado, conforme conta Vera Lícia, mas com a introdução do índice de desempenho de sustentabilidade, incorporando a questão econômica. “Essa é a primeira vez que essa análise é realizada de forma mais abrangente. O projeto já estava previsto no planejamento estratégico participativo do Poder Judiciário de 2021 a 2026”, completa Vera Lícia.
 
No decorrer do ano cada comarca deve adotar ações específicas para obter resultados positivos dentro do índice de desempenho.
 
O monitoramento dos indicadores é essencial para reduzir o consumo, permitindo que as comarcas se destaquem no índice e possam ser reconhecidas com selos de excelência, diamante, ouro, prata e bronze.
 
O VII Encontro sobre Sustentabilidade, realizado pelo Núcleo de Sustentabilidade, está previsto para ocorrer em agosto de 2023. Durante esse evento, serão premiadas as comarcas que se destacarem no índice de desempenho de sustentabilidade, reconhecendo seus esforços e incentivos à preservação ambiental e ao uso consciente de recursos.
 
Dani Cunha/Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

36ª Corrida Sesc Homens do Fogo promove inclusão com percurso mais plano e acessível

Publicado

em

Por

A 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, realizada neste domingo (24.11), em Várzea Grande, trouxe uma novidade que agradou aos corredores que participaram da competição: o novo percurso mais plano e acessível. A mudança foi bem recebida, especialmente pelos corredores iniciantes e amadores, promovendo um ambiente de inclusão e superação.

Para Maria do Carmo Ferreira, de 86 anos, que correu 5 quilômetros e ainda ganhou o troféu de participante mais idosa, a mudança foi uma oportunidade de incluir aqueles que têm pouca mobilidade, mas que desejam participar de um evento esportivo.

“Desde que a corrida começou, há uns 30 anos, eu participo dessa corrida. Fico muito feliz em participar e, hoje, ganhar um troféu como a corredora mais idosa. E foi uma corrida muito boa. Esporte é vida. Quem quer chegar na minha idade com saúde, tem que praticar esporte. E o que o Corpo de Bombeiros faz com essa corrida é isso: dar oportunidade para que todos possamos ter saúde”, disse ela.

Legenda: Maria do Carmo Ferreira

A alteração do percurso fez com que os atletas não precisassem mais cruzar a ponte entre Várzea Grande e Cuiabá, como nas edições anteriores. Eles puderam desfrutar de um trajeto mais suave, com poucas inclinações. A nova rota proporcionou mais conforto, permitindo um desempenho mais eficiente ao longo da prova.

Com opções de percurso de 5 km e 10 km, a 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo foi promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com o Sesc Mato Grosso. Tanto a largada quanto a chegada ocorreram na Diretoria de Administração Institucional do CBMMT.

E não foram apenas os corredores de diferentes faixas etárias que participaram da competição. Os níveis de habilidade e condições físicas também foram diversos. Daived Silva, que possui deficiência visual, participou da corrida e ainda conseguiu levar um troféu de melhor desempenho em sua categoria. Ele destacou a importância da organização da corrida para pessoas com necessidades especiais.

“O percurso eu achei melhor. Não teve tantas subidas. Essa organização é a melhor que tem. Teve uma estrutura para receber todos os participantes, muita água, muita fruta. E uma inscrição com um valor acessível, pois tem muita gente que não tem condição. Aqui a gente paga bem menos e tem uma estrutura muito melhor”, reforçou.

Para Tatiana Lima Silva, de 42 anos, que participou pela primeira vez, o percurso mais plano foi uma surpresa positiva, o que a permitiu chegar ao final da prova com mais disposição, especialmente por estar gestante.

“Eu treino, mas tem tempo que eu não corro. E eu vim e falei que ia fazer como conseguisse. Então, corri um pouco, caminhei um pouco, sempre olhando a frequência cardíaca e fui. Terminei bem, graças a Deus. Eu olhava para trás e via um monte de gente, e percebi que não estou tão ruim. Fiquei muito feliz em conseguir completar a prova”, disse.

O novo percurso e organização da prova também foram elogiados por Ana Paula Teotônio da Silva Alves, mais conhecida como Mulher Maravilha Pantaneira. Ela, que correu fantasiada e usando botas, reconheceu que a mudança de percurso facilitou dar vida à sua personagem, que já é muito conhecida nas corridas pelo Estado.

“Essa prova é excelente. Já é a quinta edição que participo. Corro sempre fantasiada e esse percurso foi perfeito. Muito bem organizado. Amei toda a estrutura, o Corpo de Bombeiros Militar jogando água sobre a gente, toda uma energia muito positiva. Foi realmente perfeito”, garantiu.

Assim como os atletas mencionados, um total de 2 mil corredores participaram 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, que integra o calendário oficial de eventos da corporação, que celebra 60 anos de história em 2024. Além de incentivar a prática esportiva, a corrida possui um caráter social importante. As inscrições foram feitas mediante a doação de alimentos não-perecíveis. Foram arrecadados quase quatro toneladas de alimentos, que serão destinados a instituições filantrópicas do Estado.

Leia também:
Atletas amadores, profissionais e de Segurança Pública vencem corrida Sesc Homens do Fogo e levam R$ 8,3 mil em prêmios

Veja aqui todas as fotos da 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora