Connect with us

Cuiabá

Toda decorada para a ‘Folia Cuiabana’, Praça Oito de Abril atrai grande público no carnaval

Publicado

em

A Praça Oito de Abril está com um visual bem diferente. Com muitos enfeites coloridos, guarda-chuvas suspensos, e máscaras são alguns dos adereços colocados para receber os foliões nesses quatro dias de festa da ‘Folia Cuiabana’ promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.  Até terça-feira (21), uma ampla programação foi preparada para atrair grande público, com atrações para todas as idades. 

“Mais uma vez atingimos nosso objetivo. A população está aproveitando o que preparamos para esses dias de muita folia. A gestão Emanuel Pinheiro trabalha com esse propósito, proporcionar momentos de lazer a nossa gente. Quem ainda não foi ainda tem a chance de aproveitar. O carnaval cuiabano vai até terça-feira. Aproveitem”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro satisfeito com a receptividade das pessoas aqui da capital. 

O segundo dia da ‘Folia de Momo’ foi aberto com a apresentação do grupo infantil da Tia Hanna que mais uma vez fez a alegria da criançada com seus personagens dos desenhos infantis. 

“A prefeitura tem esse olhar lúdico e proporcionou esse momento mágico para as crianças. Muitas pessoas não têm condições de ir em evento pago e hoje tem a oportunidade de se divertirem com os personagens da Disney. As crianças ficaram encantadas com os personagens, isso é lindo de se ver. Elas estão no clima do carnaval, vieram fantasiadas e estão brincando com os heróis, princesas e família canina. Cada dia será um tema e programação diferente para a criançada poder”, informou Tia Hanna. 

Toda fantasiada de princesa, a pequena Aline Goncalves de 8 anos, acompanhada dos pais, aproveitou cada minuto. Dançou todas as músicas com seu jeitinho. “Está tudo muito lindo e colorido. Eu já disse para minha mãe que quero voltar amanhã”, contou Aline. 

O tio da pequena Manu de 8 meses, Luis Cláudio, levou a sobrinha para o carnaval na Praça Oito de Abril caracterizada de bailarina. “Procuramos um lugar bom e familiar e gostamos daqui. Parabenizo os envolvidos pela organização, o evento está perfeito”, opinou. 

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, a população entendeu a proposta da Prefeitura e compareceu nesse segundo dia de evento de carnaval em um ambiente familiar, seguro e de forma gratuita com muita música, alegria e diversão. 

“A gestão Emanuel Pinheiro trabalha para oferecer esses momentos. Estamos felizes com o resultado alcançado, mais de duas mil pessoas presentes. Evento muito bem organizado para trazer alegria e com condições para atender ocorrências. Além da folia, a Prefeitura oferece espaço para a melhoria da renda com empregos temporários. Muitos comerciantes viram no evento a oportunidade de aumentar a renda neste período carnavalesco com a comercialização de produtos”, ressaltou o secretário. 

As tradicionais marchinhas animaram o público, que marcou presença nesse sábado. O evento contou com bloco de samba e bloco de carnaval, banda Charanga, Confraria do Bode, Mestre Cachaço, Gres Payaguás, Dj Nero e Tia Hanna.   

PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 

Domingo (19) – Praça Oito de Abril 

17 horas- Tia Hanna

19 horas- Tradição do Araés

19h30- Concurso de Fantasia Kids (DJ Strella)

20h30- Confraria do Bode

22 horas – Charanga Mestre Cachaço

00 horas  – Roberto Lucialdo 

Segunda-feira (20) – Praça Oito de Abril 

17 horas- Tia Hanna

19 horas- Charanga Mestre Cachaço

20 horas- Bloco Boca Suja

20h30- Confraria do Bode

23 horas- Dj Nero 

Terça-feira (21) – Praça Oito de Abril 

17 horas- Tia Hanna

19 horas- Charanga Mestre Cachaço

21h30- Bloco Império de Casa Nova

22 horas- Dj Nero

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora