Connect with us

MATO GROSSO

Perfil no Instagram dará visibilidade a crianças e adolescentes disponíveis para adoção em MT

Publicado

em

Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) lançou o perfil do Instagram @cejatjmt para dar visibilidade às crianças e adolescentes que estão disponíveis para adoção em Mato Grosso. O lançamento do novo canal de comunicação, na tarde de segunda-feira (22 de maio), marca o início das ações da Semana Estadual da Adoção promovida pelo Poder Judiciário, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), em razão do Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio.
 
Durante a cerimônia de lançamento, que ocorreu no saguão do Tribunal de Justiça (TJMT), o corregedor, desembargador Juvenal Pereira da Silva, assinou o provimento n. 11 TJMT/CGJ, que dispõe sobre a divulgação das crianças e adolescentes inseridas no Projeto “Busca Ativa: Uma família para amar” no perfil @cejatjmt. O documento contém especificidades e condições para que seja possível a divulgação das fotos e vídeos dos acolhidos. “São crianças e adolescentes que já foram destituídos do poder familiar, que não têm nenhum óbice, já houve a busca no Cadastro Nacional de Pretendentes e agora estão aptas a receber o amor de uma família substituta. E é esse encontro de pais e filhos que procuramos com as ações da Ceja”, declarou o corregedor.
 
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, lembrou que esse é um tema trabalhado durante todo o ano, mas que nesta semana os esforços estão concentrados em prol das crianças e adolescentes que aguardam um novo lar. “Essa semana, em especial, vamos fazer um forte apelo na mídia. Nós temos um grande número de crianças e adolescentes aptos para adoção. Nossa ideia é chamar a atenção daqueles que sentem esse apelo no coração, sentem vontade de se candidatar à adoção. Ter uma família é o mínimo que um ser humano merece”, pontuou.
 
A juíza auxiliar da CGJ-MT, Christiane da Costa Marques Neves, que tem entre suas atribuições assuntos relacionados à adoção, lembrou que o perfil da Ceja na rede social é um projeto que estava sendo “gestado” há muito tempo e a intenção é divulgar os trabalhos da Comissão e promover encontros felizes por meio do Programa Busca Ativa. “Esse é o intuito do Busca Ativa e nós temos muita esperança de que o perfil ajudará muitas famílias a encontrarem seus filhos”, destacou.
 
A magistrada pediu ainda que a população olhe com “bons olhos” essa iniciativa e que receba de coração aberto a proposta. “Eu quero recordar a todos de que essas crianças que estão acolhidas estão lá porque alguém descuidou delas, elas não fizeram nada de errado, ao contrário, elas estão ali por alguma falta de cuidado, alguma falta de zelo, não existe motivo nenhum para que nós não apresentemos essas crianças que estão em condições de serem adotadas”, reforçou.
 
Para a secretária-geral da Ceja-MT, Elaine Zorgetti, esse momento é muito significativo pois representa um importante passo para a evolução dos trabalhos da Comissão. “Sonhamos com esse momento e agora ele se tornou realidade. Foi muito esperado por todos nós da equipe da Comissão e estamos com o coração transbordando de alegria”, comemorou.
 
A página também divulgará outras ações da Comissão como a Entrega Voluntária, o Família Acolhedora, e o Programa Padrinhos. Lá também é possível acessar o formulário para o cadastro de famílias interessadas em adotar e outros meios de contato. Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA/CNJ), Mato Grosso possui 525 crianças e adolescentes acolhidos, sendo 35 disponíveis para adoção, 550 pretendentes habilitados à adoção e 84 serviços de acolhimento.
 
Emocionada a empresária Sandra Castro Monteiro participou da cerimônia e declarou apoio à iniciativa. Ela teve sua vida transformada após adotar duas meninas. Uma recém-nascida e outra com 14 anos que conheceu em uma ação de incentivo à adoção durante um desfile realizado em Várzea Grande. “Eu fui convidada para apadrinhar uma criança e lá eu conheci a Pamela. E a partir daquele momento tomamos a decisão de adotá-la. Ela veio para mim com quase 15 anos. Hoje ela faz o 5º semestre de Direito, fez o processo seletivo para estágio no Fórum de Várzea Grande, passou e já está atuando”, conta orgulhosa.
 
A empresária disse ainda que adotar foi a melhor escolha que já fez. “Elas mudaram minha vida. Adoção é uma escolha, uma opção, uma opção que eu tive de amar duas meninas e de tirar elas de uma frustração de não ter uma família. Iniciativas como essas resultam em mais histórias como as da minha família. Uma ideia inteligente, que traz visibilidade. Imaginem quantas famílias têm o sonho de adotar e não conseguem sair de casa para ir até o local que essas crianças e jovens estão? A Pamela foi vista e tomou meu coração”, finalizou.
 
Também participaram desse momento a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves, desembargador Paulo da Cunha, o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia Álvaro Kalix Ferro, o procurador de Justiça, Paulo Prado, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Várzea Grande, Carlos José Rondon Luz, o juiz auxiliar da presidência do TJMT, Túlio Dualibi Alves de Souza , presidente da Ampara, Daisy Anne Marklew Guilem, servidores do Poder Judiciário. As equipes que atuam na CGJ-MT, assim como as autoridades vestiram a camiseta “Adotar uma criança é um ato de amor!”
 
 

#Paratodosverem

Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Foto colorida. Os servidores da CGJ-MT e autoridades posam no saguão da entrada principal do TJ. Todos vestem uma camiseta azul com a escrita “Adotar é um ato de amor”. Imagem 2. Foto colorida. Corregedor-geral, desembargador Juvenal Pereira, assina provimento. Imagem 3. Foto colorida. A juíza auxiliar Christiane da Costa Marques fala aos presentes com uma imagem da logo Adotar é amor ao fundo. Imagem 4. Foto colorida. A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, abraça a empresária Sandra Castro Monteiro, em meio aos servidores da CGJ. Imagem 5. Print da tela do perfil da Ceja no Instagram.
 
Gabriele Schimanoski / Fotos: Alair Ribeiro
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

Publicado

em

Por

Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora