Seis projetos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, desenvolvidos na área de Tecnologia da Informação, foram selecionados para apresentação na VII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, realizada pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento ocorrerá entre os dias 31/05 e 02 de junho, em Florianópolis.
De acordo o chefe de Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fernando Vasconcelos, serão apresentados projetos nas categorias inovação, cibersegurança, área meio e área fim. Na categoria inovação, o MPMT apresentará o projeto “MP dados: uma nova era para o MP com uso da inteligência de dados”.
Segundo o DTI, embora ainda esteja em fase inicial, o referido projeto já começou a impactar o cotidiano da instituição, a exemplo do uso de dados para o dimensionamento da força de trabalho e a consolidação de dados sociais para apoio do novo ciclo do Planejamento Estratégico Institucional.
Na categoria cibersegurança, será apresentado o projeto “Forte Digital”, que viabilizou o desenvolvimento de metodologia própria para a tomada de decisão relacionada à segurança da informação, com a adoção de processos, ferramentas e políticas embasadas nas melhores práticas de mercado (ISO27001 e CIS).
Já na categoria área meio, serão apresentados os projetos “Portal de Autoatendimento”, “Dimensionamento da Força de Trabalho – Uso da tecnologia e dados para otimizar os recursos humanos do MP” e “Virtualização Organizacional – Transformação digital como Meta Estratégica”. Por último, na categoria área fim, será apresentado o projeto “SIMP 3.0: Um novo sistema para uma nova realidade”.
A primeira versão do SIMP, sistema de controle processual (extrajudicial e judicial), foi desenvolvida em 2012. No ano de 2019, diante de uma grande quantidade de novas demandas e insights foi definido o projeto de modernização do Sistema Integrado do MPMT. Com o projeto buscou-se atualizar a plataforma com as mais modernas tecnologias de mercado dando maior agilidade e desempenho.
Fonte: Ministério Público MT – MT