Connect with us

MUNDO

Após críticas do G7, China convoca embaixador do Japão

Publicado

em

China convoca embaixador do Japão por comunicado do G7
Cassio Gusson

China convoca embaixador do Japão por comunicado do G7

O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Sun Weidong, convocou o embaixador japonês no país, Hideo Tarumi, neste domingo (21) para fazer um protesto formal pelas “questões relativas” a Pequim no comunicado emitido pelo G7. O grupo reuniu-se na cidade japonesa de Hiroshima entre os dias 19 e 21.

Segundo a nota oficial chinesa, entre os assuntos que desagradaram o governo, estavam discussões sobre o estreito de Taiwan e as medidas contra a “coerção econômica” do país.

A cúpula formada por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido publicou um comunicado, após intensas discussões, pedindo que a China “não faça ingerências” nas nações do grupo e expressaram preocupação pelo respeito aos direitos humanos “no Tibete e em Xinjiang”.

A parte mais dura ficou com Taiwan, que foi palco de intensos exercícios militares chineses recentemente como resposta a visitas de líderes locais aos EUA. O G7 ainda voltou a cobrar Pequim para usar sua influência na Rússia para parar a guerra na Ucrânia.

O país europeu, inclusive, foi o foco desse último dia de evento. Os presidentes e as nações convidadas, participaram de uma sessão com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e foram também ao Memorial da Paz, que lembra as vítimas da bomba nuclear lançada pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao fim dos trabalhos, em uma breve cerimônia, os líderes reforçaram seu compromisso com Kiev e com “a firme assistência para fornecer assistência diplomática, financeira, humanitária e militar” para os ucranianos.

Também afirmaram a “sua determinação em restabelecer a paz na Ucrânia e apoiar a ordem internacional aberta e livre baseada no Estado de direito”.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora