Connect with us

Cuiabá

Inscrições para a 46ª Edição dos Jogos Estudantis podem ser efetuadas até a terça-feira (23)

Publicado

em

Os interessados em participar da 46ª Edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos – JEC’s, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, têm até a próxima terça-feira (23) para garantir a participação no evento esportivo, que integra o calendário de eventos na capital. Até o momento, já foram registrados 338 inscritos e 51 instituições.

Para este ano, alunos, professores e a comunidade escolar devem acessar o endereço eletrônico http://sede.cuiaba.mt.gov.br/publico/index. O link está disponível no site oficial da Prefeitura de Cuiabá – https://www.cuiaba.mt.gov.br/. Poderão participar todos os atletas devidamente matriculados em unidades escolares da rede Estadual, Municipal, Privada e Instituto Federal. Tanto as escolas quanto os alunos terão uma ficha individual de cadastro.

A plataforma virtual oferece ferramentas autoexplicativas para que as inscrições sejam realizadas de forma prática, com a criação de um login e senha. Todos os documentos exigidos podem ser anexados ao banco de dados do site; basta apenas tirar uma foto legível da documentação e fazer o upload das imagens.

Futsal, voleibol, basquetebol, handebol, tênis de mesa, wrestling, ginástica rítmica, vôlei de praia, badminton, ciclismo, judô, atletismo, natação, taekwondo, ginástica artística, karatê, tiro com arco, voleibol, basquetebol, futsal, handebol, karatê e xadrez. Essas são as modalidades presentes na 46ª Edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos – JEC’s.

O Regulamento Geral foi publicado na edição do Gazeta Municipal do dia 10 de maio. O encontro tem como finalidade promover a integração social e a revelação de grandes talentos.

Informações apenas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp: 65-98468-7325.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Primeira-dama destaca importância do Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio durante mostra fotográfica

Publicado

em

Por

A exposição itinerante de fotografias de mulheres vítimas de feminicídio em Cuiabá teve sua sexta edição iniciada nesta quinta-feira (21), no hall de entrada da sede das Procuradorias de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE). Neste mês de novembro, alicerçado na campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria da Mulher reforça a conscientização sobre as diferentes formas de agressão que ainda assolam meninas e mulheres. O evento contou com a presença da primeira-dama Márcia Pinheiro e da Procuradora de Justiça do Estado de Mato Grosso, Elisamara Portela.

Em sua fala, a primeira-dama lembrou das vítimas e de seus filhos assistidos pela Prefeitura de Cuiabá por meio do Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio.

“Estamos promovendo essa ação educativa e de reflexão para toda a sociedade sobre esses casos trágicos. Mas é fundamental lembrar das crianças que ficam e carregam essa perda para toda a vida. O trauma e as condições, muitas vezes adversas, impactam diretamente o seu crescimento”, afirmou Márcia Pinheiro.

O programa já atendeu mais de 17 crianças e destinou mais de R$ 490 mil em pensões temporárias, contribuindo com os custos de vida das famílias, como despesas com educação, saúde, alimentação e outros itens essenciais.

A representante do MPE, Elisamara Portela, presente em todas as cerimônias de abertura da exposição, também chamou a atenção para a situação das crianças órfãs.

“É importante mostrar quem eram essas mulheres e os filhos que elas deixaram. Atualmente, são mais de 70 órfãos do feminicídio no estado”, destacou Elisamara, que também reforçou o papel do MPE na aplicação da Lei Maria da Penha.

Além disso, a promotora destacou os esforços de conscientização realizados nas escolas municipais, em cumprimento à Lei 14.164/2021, de autoria do deputado Emanuelzinho, que inclui a prevenção à violência doméstica no currículo escolar.

“Precisamos investir na conscientização e na educação, como já vem sendo feito pela Prefeitura, que adequou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para exigir que esse tema seja tratado nas escolas”, apontou.

Exposição

A Mostra Fotográfica de Vítimas de Feminicídio de Cuiabá já passou por diversos locais, como o Goiabeiras Shopping, Pantanal Shopping, Praça Alencastro, Fórum de Cuiabá e Defensoria Pública de Mato Grosso.

Mais de 15 mil pessoas visitaram a exposição ao longo de mais de 60 dias, consolidando-a como uma das maiores iniciativas de conscientização da Secretaria Municipal da Mulher.

A mostra é composta por 12 painéis: 11 deles homenageiam vítimas de feminicídio em Cuiabá (com autorização das famílias), enquanto o último destaca o caso de Eliza Samudio, cujo assassinato, em 2010, chocou o país.

“As pessoas têm comentado, estão lendo e refletindo sobre a violência doméstica. O propósito da ação está sendo alcançado, e nossa esperança é que essa iniciativa contribua para uma sociedade mais consciente”, afirmou a primeira-dama.

A próxima etapa da exposição será no dia 10 de dezembro, quando será instalada na Rodoviária Estadual de Cuiabá. A previsão é de que alcance mais de 150 mil pessoas neste período de festas de fim de ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora