Connect with us

Cuiabá

Plano Diretor é apresentado por técnicos da Prefeitura para lideranças na CDL Cuiabá

Publicado

em

Técnicos da Prefeitura de Cuiabá se reuniram na tarde desta quarta-feira (17.05) com líderes de entidades representativas da economia local na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) para apresentar os principais pontos do novo plano diretor que está sendo elaborado. O objetivo é promover um diálogo entre os setores envolvidos e buscar o consenso necessário para um bom planejamento da capital mato-grossense para os próximos anos.

Além do presidente da CDL Cuiabá, Celio Fernandes, e de alguns diretores, também participaram membros do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscom), Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), representante do Conselho de Arquitetura (CAO), e alguns empresários do ramo da construção civil.

O Plano Diretor é um instrumento fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável de uma cidade. Ele estabelece diretrizes, normas e metas a serem seguidas para a ocupação e o crescimento do município, considerando aspectos como uso do solo, infraestrutura, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida da população.

Durante a reunião, os técnicos apresentaram os principais aspectos do plano diretor que impactam diretamente a economia local e o cidadão. Além disso, questões relacionadas à mobilidade urbana também foram abordadas, com destaque para a necessidade de melhorias nos sistemas de transporte público e no planejamento viário, visando facilitar o deslocamento da população.

A apresentação de todo o Plano Diretor foi feita pelo superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Márcio Puga. “Nós contamos com a participação das entidades como a CDL Cuiabá e da sociedade em geral para elaboração deste planejamento para que possamos fazer da nossa cidade um lugar muito melhor para os próximos 10 anos”, disse Puga.

Presente na reunião também, o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, reforçou a importância da participação da sociedade civil organizada no Plano Diretor. “A participação ativa das lideranças da economia nesse processo de discussão é de extrema importância, uma vez que esses setores são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Suas contribuições ajudarão a moldar o plano diretor de forma a atender às necessidades e expectativas tanto dos empresários quanto da população em geral”.

Após a apresentação na CDL, o próximo passo será a consolidação das propostas discutidas e a finalização do texto do plano diretor, contudo, antes disso, as propostas contidas no plano serão repassadas para análise dos líderes das entidades para que possam tirar dúvidas ou dar sugestões em uma próxima reunião prevista para acontecer no dia 01 de junho.

O prazo estimado para a votação do plano diretor é agosto deste ano, e a expectativa é de que ele seja aprovado com base no amplo debate realizado com os diversos setores da sociedade cuiabana.

Para o presidente da CDL Cuiabá, o Plano Diretor é um importante instrumento de planejamento urbano, capaz de direcionar o crescimento da cidade de forma sustentável e equilibrada. “Sua aprovação representa um marco para Cuiabá e reflete o compromisso da prefeitura e das lideranças econômicas com o desenvolvimento da cidade, buscando sempre o bem-estar e a qualidade de vida de seus habitantes”, pontou Fernandes, lembrando que esse planejamento vem muito ao encontro do propósito da CDL, de transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Emanuel Pinheiro comemora conquista do selo que reconhece os avanços na alfabetização e na recomposição da aprendizagem

Publicado

em

Por

O município de Cuiabá foi novamente premiado ao alcançar 95 pontos, numa escala até 100, na conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em setembro desse ano. A conquista é mais um marco histórico alcançado pela Educação, que reafirma sua posição de destaque entre as redes municipais de ensino e o compromisso assumido pela gestão Emanuel Pinheiro com a alfabetização das crianças cuiabanas.

O Selo Ouro, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 10/2024, é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para reconhecimento dos municípios pelo investimento em projetos e programas com foco na Alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e na recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas redes públicas.

O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou mais essa conquista – recentemente Cuiabá foi agraciada com o Selo UNICEF, um reconhecimento às políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes – que reflete a incansável busca pela qualidade do ensino, o trabalho conjunto de professores, gestores escolares, famílias e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o investimento da sua gestão em ações voltadas a melhoria do ensino.

“Essas conquistas fortalecem a educação pública cuiabana como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações. É o resultado do trabalho árduo e planejado, dos investimentos próprios na formação de gestores e professores, em novas metodologias pedagógicas, material didático e estruturas físicas adequadas ao aprendizado. É um orgulho que reforça nossa missão de garantir Educação de qualidade para as crianças”, disse Emanuel Pinheiro.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre o diferencial da educação pública cuiabana. “Ao tomar a decisão de priorizar a Educação e investir na implementação da Politica Municipal de Educação, a Escola Cuiabana; no planejamento estratégico; na formação continuada dos profissionais; nos recursos pedagógicos e no acompanhamento de assessoria mais próximo das escolas, a gestão Emanuel Pinheiro investiu em garantir, para as crianças, o direito à Educação e a um futuro mais promissor, diminuindo índices de evasão e melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes, comprovado nas avaliações internas e externas. A educação pública, na nossa Capital, deu um salto em qualidade”, salientou Edilene Machado.

Critérios

A Coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone, explicou que a concessão do Selo Nacional é baseada na pontuação alcançada em 20 critérios avaliados por uma Comissão Específica, constituída pelos Articuladores Regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Segundo a Coordenadora Técnica, os programas próprios da rede municipal, como o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atendem à formação dos profissionais da educação e promovem a distribuição de materiais complementares aos estudantes do 1º e 2º anos e 3º ao 5º ano, respectivamente, com recursos do município, o Projeto Quem Falta Faz Falta, com foco no combate à evasão, contribuem para o combate à desigualdade de desempenho acadêmico e a promoção da equidade; incentivo à leitura literária com a implementação dos Cantinhos de Leitura, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada e outros projetos; tudo isso, envolvendo a participação de 100% dos estudantes, de acordo com a etapa de ensino e 100% dos profissionais promoveram uma grande transformação. “A adoção de políticas públicas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades transformaram a educação cuiabana, trazendo resultados positivos e avanços na qualidade do ensino”, salientou Eliane Quinhone.

Compromisso

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto nos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora