Connect with us

MATO GROSSO

Seplag promove palestras online sobre inovação no setor público

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realiza, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19.05), dois eventos sobre políticas inovadoras no setor público. A Embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy Thompson, e o cofundador da startup Catálise, Tomaz Vicente, são os convidados.

Os encontros, realizados por meio do Sistema de Inovação em Práticas Públicas do Estado de Mato Grosso (Sinova-MT), ocorrem de forma online, com transmissão pelo Youtube da Secretaria, a partir das 9h e 10h, respectivamente.

A primeira live será mediada pelo Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil e terá como tema “Pontes Globais da Inovação: Barbados”, em que serão abordadas algumas iniciativas inovadoras no serviço público que o país caribenho tem em parceria com o nosso.

A embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy Thompson, adianta a relevância que os servidores públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, desempenham para a sociedade.

“A prática do serviço público, ou de servir ao público, é uma das mais nobres e deveria ser lugar prioritário de investimento em inovação. No entanto, esse espaço ainda está muito ligado ao conservadorismo e a uma resistência a mudanças. Esse é um desafio urgente a ser solucionado, pois é o servidor público que mantém as regras que determinam o ordenamento social”, argumenta.

Segundo a embaixadora, inovar requer força para confrontar padrões e conceitos obsoletos. “A prática atual do serviço público não pode ser a mesma de anos atrás”, reforça.

A live também vai contar com a participação do secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão. Para ele, as iniciativas de sucesso desenvolvidas na gestão pública de Barbados podem inspirar políticas mato-grossenses que convergem para a mesma área.

“O Brasil é um país jovem, não só pela sua idade, mas também levando em consideração a maturidade cultural e política desde sua redemocratização. Então, essa ponte com Barbados, a mais nova república do mundo, com um histórico colonial e uma ancestralidade semelhante a nossa, pode contribuir como orientação para políticas no nosso contexto socioeconômico”.

A segunda live ocorre no dia 19 de maio, a partir das 10h, com o tema “Desenvolva sua Mentalidade Inovadora” e mediação da coordenadora de Intraempreendedorismo e Inovação da Seplag, Angélica Monteiro. O convidado será o economista e especialista em gestão pública, Tomaz Vicente.

Junto com o designer Bruno Rizardi, Vicente criou a startup Catálise, que conecta pessoas e governos em busca de políticas públicas mais humanas. Ao aproximar as pessoas que vivenciam seus contextos das que pensam a gestão governamental, a empresa traz novos pontos de vista e soluções aos servidores públicos.

“A maioria das pessoas crê na máxima de que 20% do esforço resolve 80% dos problemas. Outros pensam que 100% do esforço resolve 100% dos problemas, que é o perfeccionismo. Alguns enxergam o erro como fracasso. Mas já digo de antemão que qualquer solução inovadora é muito mais uma sucessão de erros e aprendizagem do que de acertos”, antecipa Vicente.

A gestora governamental da Seplag e líder do projeto GentInova em 2023, Flávia Pimenta, destaca que o intercâmbio das lives com Barbados e a startup Catálise procura expandir as fronteiras e os conceitos de inovação em diferentes espaços.

“Precisamos derrubar o mito de que inovação é algo relacionado à Tecnologia da Informação (TI), que é cara e que é privilégio de pessoas criativas e inteligentes. Na verdade, inovação é qualquer iniciativa que traga melhoria para o serviço público. Pode ter impacto dentro daquele setor específico ou na sociedade como um todo, além de ser uma habilidade desenvolvida aos poucos e por qualquer pessoa que tenha interesse”.

Para participar das lives, acesse o canal da Seplag-MT no YouTube, ou, se preferir, faça seu cadastro através da Sympla para receber o link da conversa via Google Meet.

Sobre o GentInova
Ciclo de encontros online sobre inovação no setor público que visam promover a disseminação da cultura de inovação no setor público; facilitar a compreensão do servidor sobre o que é intraempreendedorismo e inovação no serviço público; e dar visibilidade a servidores e projetos inovadores. A cada encontro, o GentInova traz um convidado para compartilhar suas experiências, projetos e conhecimento sobre
o tema.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora