Connect with us

Sorriso

Reunião debate certificação de créditos de carbono

Publicado

em

Créditos gerados com base na não emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, comercializados principalmente na bolsa de valores de Cingapura. Esses são os créditos de carbono. E foi para falar um pouco mais sobre isso que o prefeito Ari Lafin e os secretários Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico) e Juliano Mezzalira (adjunto de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia), receberam o diretor de Desenvolvimento de Negócios da YMK Grupo, Fábio Moura.

Moura veio a Sorriso para falar sobre a certificação de propriedades com crédito de carbono. Apesar de parecer difícil a discussão, na prática é fácil de entender: a geração e créditos consiste na compra do ativo ambiental dos produtores rurais, ou seja, aquela área que o produtor poderia desmatar, mas que optou deixar a vegetação em pé, seja floresta ou cerrado, pode gerar uma renda extra. Não tem a safra da soja, do milho? Então, esta safra (dos créditos de carbono) é garantida simplesmente pelo fato de se manter a vegetação nativa preservada.

Mas para poder comercializar esse ativo ambiental, os produtores precisam que suas propriedades passem por certificação de empresa especializada. A proposta que Moura apresenta é de uma certificação com contrato de até dez anos, revisão anual com análise e monitoramento da área certificada. “Hoje, as empresas que realizam esse trabalho exigem contrato de 20, 30 anos e o produtor não pode assumir a responsabilidade por tanto tempo, pois pode ocorrer um incêndio, algo que prejudique a área preservada e o agricultor assume responsabilidades sobre essa área”, explica.

Para ser certificada, uma propriedade passa por análise do solo; carbono; qualidade da água; impacto social com acompanhamento das condições de trabalho ofertadas e biodiversidade. “É um trabalho complexo e demorado”, acrescenta Moura. “Hoje realizamos certificação nos biomas cerrado, caatinga, área amazônica e de Mata Atlântica”, diz.

Conforme Ari, a discussão sobre créditos de carbono já é recorrente junto aos produtores sorrisenses. “É compromisso do mundo zerar emissões de carbono até 2030; dessa forma, o país que não conseguir zerar internamente precisará comprar esses créditos para compensação; essa é uma discussão oportuna e atual com foco na sustentabilidade”, completa o prefeito.

E pensando em sustentabilidade, a Administração de Sorriso já está engajada nessa discussão. Veja mais em:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/prefeito-de-sorriso-conhece-programa-de-compensacao-de-ativos-ambientais-6225f381a7631

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora