Connect with us

Sorriso

Sorriso passa a contar com ponto de atendimento da Receita Federal

Publicado

em

Unidade está instalada no Ganha Tempo Central

Sorriso passa a contar, a partir desta quarta-feira (17 de maio), Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. A unidade, instalada no Ganha Tempo Central, por meio da parceria entre a Prefeitura e a Receita Federal, permitirá a realização de vários serviços, como cadastros, consulta e emissão de certidões, emissão de declarações, demonstrativos e documentos de arrecadação, assim como o acompanhamento de processos.

Participaram da cerimônia de inauguração da estrutura, junto ao prefeito Ari Lafin; o delegado da Receita Federal em Cuiabá, Gelson José Schwendler; o chefe da agência da Receita Federal em Sinop, Rodrigo Grotti Nascimento; o vice-prefeito, Gerson Bicego; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o secretário de Administração, Estevam Calvo; os vereadores Diogo Kriguer, Wanderley Paulo e Zé da Pantanal. O coordenador do Ganha Tempo Central, e Cledson Assis e a coordenadora Rosi Ventura também testemunharam a cerimônia, assim como demais servidores públicos.

“Estamos muito felizes por ver a Receita Federal chegando mais perto da população, um ganho muito significativo para nossa cidade, trazendo muito mais agilidade ao trabalho de nossos escritórios de contabilidade, assim como de todas as pessoas que demandam estes serviços”, afirmou o prefeito Ari Lafin, complementando que, além da disponibilização do espaço, a Prefeitura também viabilizou a cedência de um servidor para integrar a equipe do PAV.

O delegado da Receita Federal destacou o papel de relevância de Sorriso no cenário nacional, ao contextualizar a instalação do PAV na Capital Nacional do Agronegócio. “Estamos muito agradecidos por esta parceria, pois Sorriso, além do destaque por sua economia, é também ponto logístico estratégico”, comentou Gelson, complementando que faz questão de viajar (de carro mesmo) aos municípios que estão recebendo os PAVs, que devem chegar a 50 municípios mato-grossenses até o fim do ano. “Sabemos das distâncias, sabemos das dificuldades e, por isso, estamos disponibilizando estes PAVs em pontos estratégicos do Estado”, complementou.

Imposto de Renda Solidário

Após a cerimônia no Ganha Tempo Central, os representantes da Receita Federal foram recepcionados no gabinete do prefeito.

Além da descentralização dos serviços, outro tema que conduziu o diálogo foi a possibilidade de destinação de recursos para fundos sociais na Declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas à Receita Federal. Atualmente, é possível destinar recursos aos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos dos Idosos.

Cada cidadão pode destinar até 6% ao fazer a declaração usando o modelo completo, sendo 3% aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos Fundos dos Direitos dos Idosos.

“Percebemos que houve um acréscimo de doações com o trabalho de sensibilização feito em empresas e escritórios de contabilidade”, destacou a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro.

Para potencializar este processo, outra rodada de negociações junto a empresários e contadores deve ser promovida por meio da articulação do secretário de Fazenda, Sérgio Kocová. Os representantes da Receita não só apoiaram, como sugeriram que a iniciativa seja feita virtualmente, ampliando assim o leque de participantes. “Estamos à disposição para contribuir”, asseguraram.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Relatório aponta que incêndio no DMEG foi criminoso

Publicado

em

Por

Município deve enviar relatório da situação à Sema e Promotoria Pública

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o incêndio ocorrido no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) no dia 12 de outubro apresenta características criminosas. O coordenador da Compdec, sargento BM Alberto dos Santos, frisa que compareceu no local na data e foi possível constatar que o incêndio teve início na lateral do depósito e só então se deslocou para o centro da montanha de resíduo.

“Como não havia nem sinal de fumaça e nem de fogo poucas horas antes do ocorrido e, dadas as características do local tudo leva a crer que foi um incêndio criminoso”, reforça Alberto.

Diante disso, um relatório com imagens e dados foi elaborado e também registrado um boletim de ocorrência do fato. Agora, todo o material produzido pela Defesa Civil e o relatório do trabalho realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para conter os focos de incêndio, será juntado e protocolado tanto na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quanto na Promotoria Pública detalhando os esforços de contenção.

“Estamos realizando um esforço coletivo e de maneira enfática para conter os focos; porém, desde o dia 12 outros focos foram registrados; naturalmente há uma grande combustão no local e muito nos entristece essa constatação da Defesa Civil de que foi um incêndio criminoso”, afirma o prefeito Ari Lafin. “Esse é um grave crime ambiental”, reforça.

O prefeito adiantou que as equipes da Semosp; Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec); Trânsito, Segurança e Defesa Civil (Semdec); Secretaria de Governo (Semgov); Procuradoria Jurídica; Compdec e o Corpo de Bombeiros, estiveram reunidas no início desta sexta-feira (18 de outubro) para definir os próprios passos.

“Todo o trabalho precisa ser ordenado e realizado de forma conjunta, é uma união de esforços; estamos atuando de forma intensa para que possamos efetivamente fechar o DMEG e de forma gradativa iniciar a recuperação do espaço”, acrescenta Ari.

Atendimento retomado

Mesmo com o intenso trabalho das equipes da Semosp, o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) segue com focos de incêndio. No entanto, o recebimento de resíduos será retomado no local, a partir desta sexta-feira (18 de outubro), de forma gradativa, em uma área isolada, e em horário reduzido, das 7h às 13h, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo.

A redução do horário de atendimento obedece ao decreto n.º 1.144, que estabelece a necessidade de contenção de despesas na Administração Municipal. À tarde, como a equipe estará reduzida, somente serão aceitas as entregas de resíduos de poda.

Cabe ressaltar que no DMEG só pode ser depositado o material oriundo de pequenos geradores de resíduos, como cortadores de grama, podadores de árvores e os próprios moradores ao limpar seus quintais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora