Connect with us

Diamantino

Secretaria de Saúde de Diamantino retoma aulas de hidroterapia

Publicado

em

A piscina do Centro de Reabilitação de Diamantino voltou a receber os pacientes para realizar os tratamentos de hidroterapia (fisioterapia aquática). Foi realizado nesta terça-feira (16.05) a 1ª aula após mais de 4 anos de atividades paradas. O serviço tem objetivo de proporcionar benefícios à população.

As aulas vão ocorrer inicialmente duas vezes na semana, às terças e quintas-feiras, sendo composta por três turmas cada uma com oito pacientes. Para ter acesso a esse serviço, o paciente precisa apresentar o encaminhamento médico da Estratégia da Saúde da Família (ESF).

A hidroterapia tem objetivo de proporcionar ao paciente que possui uma patologia e não pode sofrer impacto na atividade física, consiga realizar o tratamento sem sofrer danos que possam agravar ainda mais o estado de saúde.

A responsável técnica do Centro de Reabilitação de Diamantino, Katia Yonamine, destacou a importância da retomada das atividades de hidroterapia aos pacientes da unidade.

“Esse retorno das atividades de hidroterapia proporcionará mais qualidade de vida aos pacientes. A água proporciona uma atividade mais prazerosa, além de evitar com que o paciente sofra tanta dor ou impacto ao realizar o exercício, não há limitação de movimento dentro da água. A amplitude de movimentos melhora”, enfatizou a fisioterapeuta Katia.

A paciente que é servidora pública municipal, Renata Modesto, falou sobre as expectativas para as atividades de hidroterapia.

“Eu comecei as aulas de hidroterapia, pois possuo uma patologia no quadril e a minha expectativa é que com as aulas contribua com a minha melhorar. Eu acredito que só vem para beneficiar essas atividades”, comentou a paciente.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora