Connect with us

Lucas do Rio Verde

Cras desenvolve atividade do Programa Farmácia Viva com usuários da unidade

Publicado

em

Não é segredo para ninguém que o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Lucas do Rio Verde tem uma história de cuidado e proteção aos usuários da unidade. Na manhã desta terça-feira (16), em continuação ao Programa Farmácia Viva, idosos levaram mudas de cultivo próprio para serem plantadas dentro vasos fabricados com materiais recicláveis.

Os usuários participaram de todo o processo de cultivo, desde a preparação da terra, passando pela plantação das mudas, até a colheita das ervas e orientações sobre a utilização. Este programa conta com apoio dos alunos de Biotecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A Farmácia Viva se resume a semeadura de plantas medicinais e fitoterápicos que auxilia no cuidado com os pacientes.

De acordo com o senhor Antônio Carlos de Carvalho, usuário do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Cras, a ideia é maravilhosa e ajudará muito a vida deles. “Eu frequento aqui há 7 anos e a minha contribuição é ajudar, por isso eu também trouxe minha muda de planta. Essa é uma iniciativa muito boa, as pessoas poderão usufruir de medicamento natural que também é muito bom”, pontua.

“Refinamos o nosso projeto que antes seria uma horta e, agora, construímos a Farmácia Viva, em conjunto com a IFMT que comprou essa ideia. Aqui é o lugar onde os nossos idosos trabalham todas as fases de plantar, cultivar e usufruir, além da convivência com os demais usuários. Sabemos dos benefícios que todos esses produtos têm e com certeza irá auxiliar ainda mais os serviços de acessibilidade e participação dos assistidos pelo Cras”, pontua coordenadora da unidade, Gabriela Soares.

Até o momento, estão entre as espécies de plantas: orégano, babosa, alecrim, manjericão, arruda, hortelã, ora-pro-nobis, guaco, capim cidreira, terramicina, melão de são caetano, boldo-do-chile, entre outras.

“Nós desenvolvemos um projeto para a comunidade e vamos usar plantas medicinais, que promovem processos químicos e que devem ser usadas com cautela, para não ter efeito adverso. Essas mudas têm comprovação científica como, por exemplo, o guaco que é usado para vias respiratórias, hortelã para o intestino, a tanchagem que é anti-inflamatório e a babosa que tanto para problemas estomacais, cataplasma para queimaduras e cosmético para o cabelo. Essa farmácia só veio para somar com os moradores”, explica, Geane Cristina Costa, acadêmica de Biotecnologia.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do produtor rural Evanio Valcanaia

Publicado

em

Por

É com profundo pesar que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe a notícia do falecimento do senhor Evanio Valcanaia, ocorrido na madrugada de hoje, em Sorriso, aos 76 anos. Evanio era produtor rural e de família pioneira em Lucas do Rio Verde e região.

Nascido em Dr. Pedrinho, Santa Catarina, o pioneiro deixa irmãos e familiares. Era casado com Elsa Valcanaia, pai de 3 filhos: Ednilson Valcanaia, Ednéia Valcanaia Formehl e Emerson Valcanaia (in memoriam) e avô de 5 netos: Eduardo, Enrique, Emerson, Kamyla e Karolyne, além de bisavô de Pedro Atílio, Gabriel e Eitor.

Evanio era um produtor rural que chegou em Lucas do Rio Verde no ano de 1979 e que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de toda a região também como empresário, deixando um legado de muito trabalho.

O velório será realizado neste sábado (23), a partir das 10h, na Capela Jardim da Paz. O sepultamento será às 16h30, no Cemitério Jardim Municipal Jardim da Paz.

Aos familiares, amigos e colaboradores estendemos nosso sentimento de solidariedade e de conforto neste momento tão difícil.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora