Em comemoração ao Dia da Família, policiais militares do 1º Batalhão – Daniel Queiroz, promoveram, na noite desta segunda-feira (15.05), uma programação especial que reuniu muita música e diversão, na sede da unidade, localizada na Avenida 15 de Novembro, em Cuiabá.
O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Jean Kleber Britto da Silva, destacou que o evento tem como objetivo aproximar a sociedade da instituição, que tem como lema servir e proteger.
“A família é a unidade principal da sociedade, onde as pessoas aprendem a respeitar o próximo, a cuidar um dos outros e assim como na Polícia Militar, é onde aprendemos a servir e proteger quem amamos”, afirmou tenente-coronel.
Como forma de levar educação e segurança, o tenente-coronel ainda ressaltou o projeto Lutando Pelo Futuro. Ao todo, participam do projeto 220 alunos de karatê e jiu-jitsu, com idades entre 5 e 17 anos. Em junho, em comemoração ao aniversário do Batalhão, o projeto passará a receber alunos com transtorno do espectro autista (TEA). “Essa é mais uma forma de demonstrar união e respeito ao próximo. Nosso Batalhão sempre estará de portas abertas para receber todos da sociedade mato-grossense”, ressaltou.
A noite de confraternização contou com diversas brincadeiras para crianças, pula-pula, touro mecânico, picolés, apresentação dos humoristas cuiabanos Totó Bodega e Comadre do Brasil. A música ficou por conta do Corpo Musical da PM, Roberto Lucialdo e outras atrações regionais.
“Foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de promover uma noite de alegria e diversão, que permanecerá agora no nosso calendário de comemoração da unidade. Não tem sensação melhor do que ver a alegria nos rostos das nossas crianças”, enfatizou.
Dia das Mães Ainda nesta segunda-feira, em comemoração do Dia das Mães, a Polícia Militar realizou um café da manhã com as militares e servidoras do Quartel do Comando Geral. Na ocasião, foram entregues arranjos de flores e foi realizado um sorteio de brindes.
A comandante-adjunta, coronel PM Francyanne Siqueira Chaves, parabenizou todas as policiais militares que dividem a profissão com a família.
“Eu costumo dizer que como a mulher sábia edifica a família, a policial militar sábia engrandece toda a corporação. Ser mãe é uma dádiva, ser mãe e policial militar é um privilégio e uma responsabilidade ainda maior. Minha gratidão e reconhecimento por tudo o que as senhoras representam para a Polícia Militar”, disse.
A celebração ainda contou com uma apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar e uma palestra com a consultora e coach, atuando na área de gestão administrativa e financeira há 20 anos, Edilene Bocchi.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.