Connect with us

SAÚDE

OMS passa a não recomendar uso de adoçantes para controle de peso

Publicado

em

Adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controlar peso corporal, diz OMS
jcomp / Freepik

Adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controlar peso corporal, diz OMS

Adoçantes sem açúcar não devem ser utilizados para controlar peso corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (15).

Uma revisão sistemáticas de evidências disponíveis tiveram resultados que sugerem que o uso de adoçantes não traz nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças.

De acordo com a OMS, o uso dessas substâncias ainda pode trazer efeitos indesejáveis com o uso prolongado, como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

“Substituir açúcares livres por adoçantes sem açúcar não ajuda no controle de peso a longo prazo. As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar”, disse o diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, Francesco Branca.

A recomendação da organização vale para todas as pessoas, exceto aquelas que têm diabetes pré-existente. O alerta também inclui todos os adoçantes não nutritivos sintéticos e naturais, ou modificados que não são padronizados como açúcares encontrados em alimentos e bebidas industrializados, ou vendidos sozinhos para serem adicionados a alimentos.

Geralmente, adoçantes desse tipo incluem acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, stevia e derivados de stevia.

“Adoçantes sem açúcar não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde”, afirmou Francesco Branca.

O aviso da OMS não se aplica, porém, a produtos de higiene que também contenham essas substâncias (como pastas de dente, creme para a pele e medicamentos), a açúcares de baixa caloria e álcoois de açúcar (polióis) — açúcares ou derivados que contenham calorias.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Saúde

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Hospital de Câncer de MT pede ajuda com a doação de alimentos e fraldas adulto

Publicado

em

Por

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda à sociedade para doação de alimentos e fraldas geriátricas. No momento, o estoque está em baixa de produtos como arroz, feijão, leite integral e vegetal, fubá, óleo, gelatina, suco concentrado, macarrão, azeite, açúcar e demais itens.

O HCanMT é referência no atendimento oncológico no estado, e, somente esse ano, já superou os 80 mil atendimentos em diversas especialidades. Para manter esse gigante mato-grossense, a unidade necessita de apoio em doações de empresas, parceiros e de toda a comunidade.

“Atualmente, servimos mais de mil refeições ao dia para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para ter uma ideia, o Hospital utiliza por mês duas toneladas de arroz, 650 quilos de feijão, 2.500 litros de leite integral, 3.450 caixinhas de gelatina e por aí vai. Lembrando que a alimentação equilibrada e completa é essencial para garantir a saúde dos pacientes”, aponta a Coordenadora de Nutrição do HCanMT Thalita Azambuja.

A unidade também está precisando muito de doação de fraldas adulto nos tamanhos M, G, X e XG. Em média, são usadas mais de 200 fraldas de cada tamanho por mês. O HCanMT pede que sejam doadas fraldas regulares, ou seja, aquelas comuns, uma vez que os modelos em formato “calcinha/cueca” são mais difíceis de vestir em pacientes acamados.

Quem puder ajudar o Hospital, basta levar as doações na Central de Captação da instituição de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado das 8h às 12h. Os interessados em ajudar, também podem fazer a doação por meio do PIX: 24.672.792/0001-09 (CNPJ) e solicitar o comprovante pelo WhatsApp (65) 98435-0386.

Mais informações pelo 3648-7567, (65) 98435-0386 ou di@hcancer.com.br

POR Assessoria.

 

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora