Connect with us

Cuiabá

Operação emergencial de tapa-buracos já atendeu mais de 20 regiões de Cuiabá

Publicado

em

Desde que foi colocada em prática, após trégua no período de chuvas, no final do mês de abril deste ano, a força-tarefa emergencial de tapa-buracos, elaborada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), já atendeu mais de 20 regiões de Cuiabá, incluindo avenidas principais, corredores de ônibus e bairros. Os trabalhos estão sendo acompanhados de perto pelo prefeito Emanuel Pinheiro que tem vistoriado in loco vários pontos da cidade para vistoriar as atividades ratificando o compromisso com à população no setor de infraestrutura urbana.

“Esse ano registramos um volume muito grande de chuvas que acabou-se prolongando por um tempo a mais do que o previsto. Estamos trabalhando, com equipes todos os dias pelas ruas da capital e vamos incrementar mais agora na estiagem, conforme o planejamento pré-estabelecido da Secretaria de Obras. Temos uma malha viária deteriorada e que demandam atenção a mais na realização dos serviços, nosso compromisso também”, disse Pinheiro.

Avenidas 8 de Abril, Mato Grosso, Miguel Sutil, 13 de Junho, Professora Edna Affi (das Torres), Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Agrícola Paes de Barros, bairros São João Del Rey, Morada do Ouro, Cidade Alta, Boa Esperança, Santa Izabel, Osmar Cabral, são algumas das localidades contempladas pelas benfeitorias.

O vice-prefeito e secretário da SMOP, José Roberto Stopa, destacou que novos investimentos em pavimentação asfáltica já estão previstos para serem consolidados pela gestão Emanuel Pinheiro na cidade no decorrer de todo o ano.

“Já aplicamos muito e temos uma vasta lista de prioridades para o município este ano. O trabalho de excelência é um compromisso da gestão”, disse Stopa.

Contudo, os munícipes contam ainda com um canal de comunicação exclusivo para o recebimento de demandas desta natureza, o ZapObras: (65) 99216-0484, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Emanuel Pinheiro comemora conquista do selo que reconhece os avanços na alfabetização e na recomposição da aprendizagem

Publicado

em

Por

O município de Cuiabá foi novamente premiado ao alcançar 95 pontos, numa escala até 100, na conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em setembro desse ano. A conquista é mais um marco histórico alcançado pela Educação, que reafirma sua posição de destaque entre as redes municipais de ensino e o compromisso assumido pela gestão Emanuel Pinheiro com a alfabetização das crianças cuiabanas.

O Selo Ouro, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 10/2024, é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para reconhecimento dos municípios pelo investimento em projetos e programas com foco na Alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e na recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas redes públicas.

O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou mais essa conquista – recentemente Cuiabá foi agraciada com o Selo UNICEF, um reconhecimento às políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes – que reflete a incansável busca pela qualidade do ensino, o trabalho conjunto de professores, gestores escolares, famílias e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o investimento da sua gestão em ações voltadas a melhoria do ensino.

“Essas conquistas fortalecem a educação pública cuiabana como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações. É o resultado do trabalho árduo e planejado, dos investimentos próprios na formação de gestores e professores, em novas metodologias pedagógicas, material didático e estruturas físicas adequadas ao aprendizado. É um orgulho que reforça nossa missão de garantir Educação de qualidade para as crianças”, disse Emanuel Pinheiro.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre o diferencial da educação pública cuiabana. “Ao tomar a decisão de priorizar a Educação e investir na implementação da Politica Municipal de Educação, a Escola Cuiabana; no planejamento estratégico; na formação continuada dos profissionais; nos recursos pedagógicos e no acompanhamento de assessoria mais próximo das escolas, a gestão Emanuel Pinheiro investiu em garantir, para as crianças, o direito à Educação e a um futuro mais promissor, diminuindo índices de evasão e melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes, comprovado nas avaliações internas e externas. A educação pública, na nossa Capital, deu um salto em qualidade”, salientou Edilene Machado.

Critérios

A Coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone, explicou que a concessão do Selo Nacional é baseada na pontuação alcançada em 20 critérios avaliados por uma Comissão Específica, constituída pelos Articuladores Regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Segundo a Coordenadora Técnica, os programas próprios da rede municipal, como o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atendem à formação dos profissionais da educação e promovem a distribuição de materiais complementares aos estudantes do 1º e 2º anos e 3º ao 5º ano, respectivamente, com recursos do município, o Projeto Quem Falta Faz Falta, com foco no combate à evasão, contribuem para o combate à desigualdade de desempenho acadêmico e a promoção da equidade; incentivo à leitura literária com a implementação dos Cantinhos de Leitura, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada e outros projetos; tudo isso, envolvendo a participação de 100% dos estudantes, de acordo com a etapa de ensino e 100% dos profissionais promoveram uma grande transformação. “A adoção de políticas públicas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades transformaram a educação cuiabana, trazendo resultados positivos e avanços na qualidade do ensino”, salientou Eliane Quinhone.

Compromisso

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto nos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora