Um grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participou, nesta sexta-feira (12), de uma visita ao PT-22 do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do bairro Cerrado. O objetivo da visita foi mostrar aos alunos todo o ciclo de tratamento da água, desde a sua captação até o estágio final, em que está própria para o consumo humano.
A professora da Apae, Cristina Arruda de Andrade, elogiou bastante a receptividade. Para ela, “essa atitude caracteriza uma equipe preocupada com a inclusão social e isso tem um significado especial, pois é um feito um trabalho diário para que eles tenham conhecimento e acesso a diversos temas que envolvem o dia a dia na cidade em que residem”.
Durante a visita guiada, os alunos conheceram o reservatório de água e aprenderam com a técnica em química do Saae, Sabrina Endler, como o Saae capta água 100% subterrânea e trata com cloro, de acordo com os rígidos padrões de qualidade, antes de distribuir pela rede até chegar à população.
“Os alunos ficaram curiosos em saber de onde vinha a água que abastecia suas casas. Expliquei como funciona todo o sistema de captação, através de uma moto bomba, passando pelo reservatório e, em seguida, pelo tratamento que acontece através do hipoclorito de sódio com uma bomba dosadora para auxiliar”, destaca a profissional.
As visitas no reservatório de água e ações de educação ambiental são realizadas por meio de ofícios e têm como objetivo promover o debate de temas relacionados às questões ambientais e de saneamento básico para, desse modo, multiplicar as ações de preservação dos recursos hídricos, conscientizando e mobilizando a população.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT