Connect with us

Diamantino

Senar em parceria com Prefeitura e Sindicato Rural realiza mais de 2 mil atendimentos na Caeté em Diamantino

Publicado

em

O Mutirão Rural do Senar-MT realizado em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura de Diamantino na comunidade da Caeté levou, nesta segunda-feira (08.05), cerca de 2166 atendimentos de serviços públicos para mais de 200 moradores da área. O mutirão também contou com o apoio da Defensoria Pública de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Politec, Sicredi e Unemat.

Com mais de quinze serviços ofertados para a comunidade, a Prefeitura por meio das secretarias de Assistência Social, Trabalho e Cidadania; Cultura e Turismo; Saúde e Educação levaram à população atendimentos como: triagem clínica, odontologia, vacinação e atualização do cartão SUS, cadastro para o bolsa família e CadÚnico, varal solidário, atividades de leitura por meio da biblioteca municipal, além da criação da carteiras de trabalho digital, manicure, design de sobrancelhas e corte de cabelo.

O Senar-MT também atendeu os moradores com serviços de consulta oftalmológicas, produção de óculos, fotografias 3×4, plastificação de documentos, corte de cabelo e palestra sobre a saúde do homem e da mulher do campo.

As crianças não ficaram de fora e aproveitaram o dia com brinquedos e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

Durante o mutirão, a Defensoria Pública realizou orientação jurídica aos moradores da comunidade, assim como a Politec realizou a emissão de Registros Gerais (RG) e a SETASC a emissão de segundas vias de documentos. Também parceiro, o Sicredi esteve presente realizando o cadastro de aberturas de contas.

Conforme explica o presidente do Sindicato Rural de Diamantino, Altemar Krohling, o mutirão vem com o objetivo de atender as demandas dos moradores e trabalhadores das áreas rurais do município.

“Nosso planejamento de ações para as comunidades, enquanto Sindicato e Senar, começou ano passado. Então é uma enorme felicidade estar aqui hoje vendo as atividades serem desenvolvidas da melhor maneira possível para os moradores”, comentou o presidente.

Gilson da Silva, secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, destacou a importância da ação na busca por acessibilizar o acesso a espaços com serviços públicos essenciais que muitas vezes estão concentrados na zona urbana.

“Essa ação é resultado da junção de esforços das instituições que querem o desenvolvimento e o melhor para as áreas rurais. Todos os serviços de hoje foram pensados e organizados com muita atenção e carinho para atendimento de todos os presentes. Agradeço, em nome do prefeito Dr. Manoel Loureiro, a parceria com o Sindicato Rural e Senar-MT”, ressaltou o gestor.

Jéferson Crestani, analista regional do Senar de Campo Novo dos Parecis, informou sobre o trabalho que a instituição vem desenvolvendo no atendimento à família do campo.

“Diamantino é um dos parceiros do Senar-MT. O mutirão é apenas um dos 350 eventos realizados pelo SENAR em prol da capacitação, formação e atendimento de profissionais, famílias e produtores da área rural. Nossa expectativa é que todos aproveitem essa grande ação social”, pontuou o representante.

Lucineide da Silva, de 51 anos, mora na fazenda e compartilhou a felicidade em poder utilizar serviços que já pensava em fazer há algum tempo.

“Eu fiz exame de vista e teste de glicemia. O atendimento foi maravilhoso, estava precisando urgente. Quando fiquei sabendo que surgiu essa oportunidade, ainda mais perto da minha casa, tive que vir. Estou voltando satisfeita”, comentou a moradora.

Estiveram presentes durante o mutirão a secretária de Administração, Nilda Martins; o superintendente de Gestão, Edvaldo Carnaúba; o vereador, Eraldes Catarino de Campos; a diretora da Escola Municipal Castro Alves, Alice Maria de Almeida e a diretora da Escola Estadual Castro Alves, Rosineide Farias.

Ainda na oportunidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania deu início, por meio da distribuição de panfletos e da realização de palestras, a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que segue até o final de maio.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora