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MATO GROSSO

Governo finaliza iluminação da rodovia para Santo Antônio do Leverger

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O Governo de Mato Grosso finalizou a implantação da rede de iluminação pública da MT-040, rodovia que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger. Os 17 quilômetros da estrada entre a rotatória com a Rodovia dos Imigrantes e o município vizinho agora estão 100% iluminados com LED.

A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, em um investimento de R$ 5,5 milhões, recursos totalmente estaduais. As luminárias de LED garantem maior visibilidade e mais segurança para todos os motoristas, principalmente no período noturno, além de serem mais duradouras e econômicas do que lâmpadas comuns.

Santo Antônio do Leverger é um dos principais destinos procurados pelos moradores da capital em busca de lazer, com atrativos como restaurantes e pesqueiros. A MT-040 ainda é caminho para o Pantanal de Mimoso, com as baías de Chacororé e Siá Mariana.

Além disso, o Governo do Estado também está construindo o Novo Hospital Universitário Júlio Müller, nas margens da rodovia. Com previsão de ser entregue no fim de 2024, a nova unidade hospitalar deve aumentar o fluxo de carros na rodovia, inclusive no período noturno.

“Nós já entregamos a iluminação na MT-251 até o trevo de Manso e agora finalizamos a iluminação da MT-040. Cuiabá é uma cidade que cresce cada vez mais e essas rodovias têm um trânsito cada vez maior. A iluminação vai contribuir com a segurança de todos”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

Foram instalados postes com 14 metros de altura e lâmpadas de LED com 220 W de potência, todos com dispositivo de acendimento automático no período noturno.

Restauração

A Sinfra-MT também está restaurando esse trecho de 17 km da MT-040 entre Cuiabá e Santo Antônio. As obras são realizadas nos dois sentidos da pista, em um investimento de R$ 9 milhões por parte do Estado.

Além da recuperação do asfalto, está prevista também a limpeza da vegetação e do sistema de drenagem. As máquinas já estão trabalhando na pista, o que exige atenção redobrada dos motoristas que vão passar por esse trecho.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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