Atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica, com empatia na abordagem de modo a evitar a revitimização. Esse é o tema da capacitação que vem sendo promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Sorriso (a 420km de Cuiabá) aos seus integrantes. Na última sexta-feira (5), o treinamento foi ministrado aos agentes de saúde do município, no auditório da OAB – 17ª Subseção de Sorriso.
A capacitação aborda estatísticas da violência contra a mulher, os tipos de violência, o ciclo da violência, por que é difícil sair de uma relação violenta e as causas da permanência, informações sobre como denunciar e quem pode ajudar. Na edição voltada aos agentes de saúde, foram abordados também o papel desses profissionais, quando suspeitar dos casos de violência, queixas gerais das vítimas, sinais e sintomas que podem ser percebidos durante o atendimento.
“Procuramos sempre destacar a importância da empatia no momento do acolhimento. Uma vez iniciada a abordagem, é fundamental uma escuta atenta, sem julgamentos, que garanta o sigilo e a não vitimização”, conta a promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos, acrescentando que ouvir atentamente o relato da vítima é mais importante, em um primeiro momento, do que o registro em si.
Fonte: Ministério Público MT – MT