Connect with us

Cuiabá

Assistência Social é parceira da 1ª Edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

Publicado

em

A 1ª Edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! já começou. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá que é parceira da Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso nessa ação social voltada à população em situação de rua, profissionais do sexo, egressos do sistema prisional e imigrantes. A ação tem como principal objetivo ampliar o acesso à documentação básica de identificação pessoal.

Ao longo da semana, até o dia 12 de maio (sexta-feira), serão emitidos documentos como a Carteira de Identidade Nacional, Título de Eleitor e segunda via da Certidão de Nascimento e de Casamento. As emissões dos documentos são totalmente gratuitas, conforme acordo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A oferta dos serviços está sendo realizados em dois locais: será realizada em dois locais: Faculdade de Tecnologia (Fatec) e na sede da Fundação Nova Chance.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira informou que a estimativa de público que necessita regularizar algum tipo de documentação é de 130 pessoas, entre população em situação de rua e os assistidos pelo Centro Pop. “A demanda é relativamente pequena pois, no ano passado realizamos quatro edições do Mutirão Pop Rua. Com isso, a grande maioria já estão com a documentação, inscritos no Cadastro Único- CadÚnico e incluídos em uma das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Para facilitar o acesso desse público aos locais de atendimento, organizamos um cronograma”, explicou Hellen.

Hellen Ferreira disse ainda que, àqueles que ainda não estão incluídos no CadÚnico, para recebimento dos benefícios do Governo Federal, estão sendo feitos os registros para inclusão dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Ao final do evento, iremos fazer um levantamento através dos registros nominais e quais serviços mais procurados”, pontuou.

Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Mato Grosso, a Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) é o órgão responsável pela organização em conjunto com diversos parceiros.

LOCAIS: Para facilitar o acesso dessa população, o evento está sendo realizado em dois locais, sendo a Faculdade de Tecnologia (FATEC), localizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizada na Avenida XV de Novembro, das 10h às 19h e na sede da Fundação Nova Chance (Funac), situada à rua Governador Jarí Gomes, 454, Boa Esperança, das 8h às 17h, ambos em Cuiabá.

**Com informações da Assessoria da Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora