Connect with us

Diamantino

Central de Regulação de Diamantino realiza 179 atendimentos neurológicos

Publicado

em

A Central da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino realizou o atendimento e retorno a consulta de 179 pessoas, entre adultos e crianças, nesta sexta-feira (05.05). Os atendimentos fazem parte de uma ação realizada a cada quatro meses no município que oferta atendimentos especializados.

No local, os pacientes receberam atendimento e auxílio necessário conforme cada caso. Após a consulta, se a solicitação médica fosse exame clínico, essa pessoa já era encaminhada ao laboratório municipal de Diamantino. Para casos que dependiam de especialidades, a exemplo de tomografia, a própria equipe da Central de Regulação agilizava o agendamento, para posteriormente ser realizado o exame.

Já para aqueles exames de encefalograma, exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, ao sair da consulta com o neurologista esse paciente era encaminhado a um prédio anexo à Central de Regulação, tudo de forma célere.

A coordenadora da Central de Regulação de Diamantino, Elisangela Barbosa dos Santos, destacou a importância dos atendimentos e os benefícios que a ação proporciona à população.

“Esse trabalho que realizamos aqui hoje é extremamente importante, pois é o acompanhamento dos nossos pacientes de Diamantino. Ao invés deles irem a Cuiabá receber esse atendimento, ter que percorrer mais de 200 quilômetros para realizar uma consulta ou um exame, por meio dessa ação, o médico vem até à população diamantinense, proporcionando maior comodidade”, pontuou Elisangela.

Dona Edevirges Aparecida, moradora de Diamantino, levou o seu filho, Paulo Henrique, de 3 anos, para ser atendido na Central de Regulação. A professora conta que suas expectativas são as melhores e agradece essa ação no município.

“O atendimento que eu busco hoje é para meu filho, esse atendimento neurológico para que possa auxiliar na melhoria cognitiva dele, portanto, a minha expectativa é a melhor possível, pois desde a entrega de senhas já fui muito bem atendida, colocaram aqui também uma tenda para não ficarmos no sol, a equipe teve essa preocupação”, contou dona Edevirges.

A professora Bruna Couto que já passou pela consulta com seu filho, de 1 ano e 2 meses, afirmou com alegria a satisfação de ter sido atendida.

“A consulta foi muito boa, eu e meu filho fomos muito bem atendidos, ele foi encaminhado agora para fazer o exame de encefalograma, e eu já vou sair desse atendimento e realizar o exame dele agora mesmo”, relatou Bruna.

O médico neurologista, Victor Hugo Barbosa, relatou que ação como essa visa facilitar o acesso à saúde para quem mais precisa. “Estamos aqui hoje fazendo um atendimento especializado à população diamantinense. Nosso objetivo é de ajudar da melhor forma cada um, propiciando o bem-estar.”

Os atendimentos ocorreram o dia todo. Foram ofertados à população café da manhã e almoço. Além disso, houve sorteio de brindes que foram doados pelos comércios, servidores e amigos.

Ainda foi ofertado, de forma totalmente gratuita, corte de cabelo e designer de sobrancelhas.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora