Connect with us

Lucas do Rio Verde

Projetos para segurança e meio ambiente de Lucas do Rio Verde são apresentados em reuniões na capital

Publicado

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde cumpriu agenda em Cuiabá nesta quinta-feira (04), com a Segurança Pública e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Estiveram na capital cuiabana o prefeito Miguel Vaz, os secretários de Governo, Alan Togni, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha e demais servidores.

A primeira agenda foi a reunião com a Segurança Pública do Estado. O prefeito Miguel Vaz aproveitou a ocasião para reforçar a entrega, em mãos, de um ofício de solicitação de efetivo das forças de segurança para Lucas do Rio Verde ao secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado Cel. Héverton Mourett de Oliveira. No documento, a gestão reforça a necessidade municipal e enfatiza que as demandas que são de competência Estadual sejam olhadas com mais cuidado e parceria.

“Com os aprovados no concurso, nós precisaremos distribuir esses recursos humanos e uma das regiões que devem ser contempladas é a de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, aquela microrregião, que sabemos que é sensível, carece de atenção do estado, sendo atendida certamente. Nós ainda temos alguns desafios quanto a implantação da Politec. Uma delas é superar questões legais em termos de alocação de infraestrutura e profissionais da Politec no município de Lucas do Rio Verde. Mas o importante é isso, esse movimento, essa sensibilidade do prefeito Miguel Vaz para levarmos a demanda até o governo e em um segundo momento, atender especificamente o município de Lucas do Rio Verde”, enfatiza o secretário-adjunto Cel. Mourett.

Já na segunda pauta, a equipe foi recepcionada pelo conselheiro Sérgio Ricardo no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na ocasião, apresentaram o Projeto Lucas Legal 2.0, que tem como um dos objetivos promover a regularização socioambiental das propriedades rurais do município de Lucas do Rio Verde, compatibilizando o desenvolvimento agropecuário e a conservação ambiental da região. Depois disso, a equipe luverdense apresentou um vídeo sobre as potencialidades do Município.

“Tivemos uma importante oportunidade de apresentar esse projeto e também de entender a visão do Tribunal de Contas. Viemos com uma equipe de Lucas do Rio Verde e apresentamos o Lucas Legal 2.0, que prevê zerar os passivos ambientais. Nesse momento, avançamos de fase e estamos colocando em prática a fase dois. Agradecemos também o recebimento caloroso da equipe do TCE”, conclui o prefeito Miguel Vaz.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora