Connect with us

MATO GROSSO

Helena Ramos visita integrantes do sistema de Justiça e formaliza convite para VI Jornada de Saúde

Publicado

em

 Em visita institucional, a presidente do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, desembargadora Helena Ramos, convidou todos os representantes do sistema de Justiça estadual para participar da VI Jornada de Direito da Saúde.
 
A magistrada visitou pessoalmente a Defensoria Pública, a Ordem do Advogados do Brasil, a Procuradoria de Justiça e a Procuradoria de Estado, nos últimos 15 dias. A desembargadora pontuou às instituições que “o Encontro proporcionará diálogo entre todos os atores que atuam na área da saúde e, por isso, a participação de todos é muito importante. Na ocasião, serão discutidos temas importantes e complexos para a saúde pública e suplementar.”
 
O evento será realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, nos dias 15 e 16 de junho, no teatro Zulmira Canavarros (parte aberta ao público) e na sede da Esmagis-MT (parte exclusiva aos representantes dos Comitês de Saúde). As inscrições ainda não estão abertas.
 
Todas as instituições sinalizaram positivamente quanto à participação no evento e também quanto à necessidade de se discutir assunto tão importante para o Judiciário, as instituições e ainda a população.
 
Na Defensoria, a desembargadora foi recebida pela defensora pública-geral, Luziane Castro, além dos defensores Paulo Marquezini (diretor da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso) e Fábio Barbosa. Já na Ordem dos Advogados, o encontro foi com a presidente do órgão, Gisela Cardoso, e o diretor tesoureiro, Helmut Daltro.
 
Ainda na Procuradoria de Estado, estiveram na reunião o procurador-geral Deosdete Cruz Junior, além dos procuradores Antônio Sérgio Cordeiro Piedade e Marcelo Ferra de Carvalho. Na Procuradoria do Estado, a desembargadora foi recebida pelo procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, e pelo procurador do Estado Yuri Nadaf Borges.
 
Jornada – A VI Jornada de Direito da Saúde tem caráter nacional e contará com a presença do conselheiro do CNJ Richard Pae Kim, supervisor do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).
 
“A programação desse evento ainda está sendo definida pelo Conselho Nacional de Justiça, mas é importante que os envolvidos nessa temática já reservem a data na agenda para participarem desse importante evento, que reunirá autoridades do assunto na capital mato-grossense”, asseverou a desembargadora Helena Ramos.
 
A Jornada faz parte das ações do Fonajus, criado em 2010 pelo CNJ, para o monitoramento e a resolução das demandas de assistência à saúde. Sua criação decorreu do elevado número e da ampla diversidade dos litígios referentes ao direito à saúde, bem como do forte impacto dos dispêndios decorrentes sobre os orçamentos públicos.
 
 
Leia mais.
 
  
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto 1 – Arte publicitária quadrada e colorida. Traz texto: VI Jornada de Direito da Saúde. Reserve a Data. 15 e 16 de junho de 2023. Local: Cuiabá/MT. Assinam a peça os logos do Poder Judiciário Federal, Poder Judiciário de Mato Grosso e CNJ. Foto 2 – Oito pessoas estão em pé. Seis homens e duas mulheres. Todos sorriem para a foto.
Foto 3 – Cinco pessoas estão em pé, lado a lado. Três homens e duas mulheres. Todos olham para a foto e sorriem. Foto 4 – Cinco pessoas sentadas em sofás cinza. Quatro homens usam roupas azul escura e olha para mulher que está à frente deles. Mulher usa vestido marrom, usa cabelo curso , óculos e está sorrindo para a foto.
 
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

SES alerta a população para combater o Aedes aegypti no período de chuvas

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta à população sobre a necessidade de redobrar os cuidados e reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em virtude do período chuvoso, que deve seguir até o mês de maio, em Mato Grosso. O inseto é transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Devido às condições climáticas, existe a possibilidade de aumento no surgimento e na proliferação do mosquito, transmissor dos vírus que provocam essas doenças que causam febre e dores no corpo.

Segundo dados do Informe Epidemiológico da SES, foram registrados 36 óbitos por dengue e 11 por chikungunya somente de janeiro a 8 de novembro deste ano. No total, foram registrados 41.738 prováveis casos de dengue, 391 de zika e 20.716 casos de chikungunya.

De acordo com o Ministério da Saúde, a explosão no número de casos aconteceu em todo o Brasil e se deve a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas, além do ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça sobre a necessidade de se combater os focos do mosquito e também sobre a importância da vacinação.

“O primeiro e mais importante passo para prevenir essas doenças é dar fim aos locais que favorecem a proliferação do mosquito, pois 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais. A população não deve deixar água acumulada em locais propícios para a criação do transmissor, ou seja, reservatórios de água, embalagens, latas, tampinhas de garrafa, lixeiras e vasos de planta destampados, que favorecem o acúmulo de água”, pontuou a secretária.

Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Por isso, as formas mais eficazes de prevenção à comunidade continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados.

Para mais dados relacionados ao número de casos notificados, confirmados e óbitos em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 32, disponível neste link.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora