Connect with us

MATO GROSSO

Ministro: “O governador vem transformando Mato Grosso por meio da inclusão digital”

Publicado

em

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o governador Mauro Mendes vem “transformando Mato Grosso” por meio da inclusão digital.

A fala ocorreu na manhã desta quarta-feira (03.05), na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, durante a entrega da certificação de 120 alunos formados pelo Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos (Recytec).

Ainda foram entregues 100 computadores recondicionados pelos alunos do curso a entidades filantrópicas parceiras dos programas sociais coordenados pela primeira-dama Virginia Mendes, também presente no evento.

“O governador Mauro Mendes, de forma muito exitosa, vem transformando o Estado de Mato Grosso por meio da inclusão digital. Quero colocar o Ministério das Comunicações à disposição de mais parcerias”, frisou o ministro.

Conforme Juscelino, o programa do Governo Federal tem atuado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e a ONG Programando o Futuro, visando promover o empreendedorismo e a empregabilidade.
O ministro destacou a iniciativa do governador em expandir esse programa para outras regiões de Mato Grosso, com foco inicial nos maiores polos.

“Estamos focados em fazer desses programas mecanismos de inclusão e é muito importante a parceria do Estado. O governador autorizou e estendeu a continuidade do programa por mais dois anos”, relatou.

Para o governador Mauro Mendes, levar inclusão digital aos jovens é determinante para que eles possam conquistar oportunidades no mercado de trabalho.

“O projeto insere milhares de jovens na inclusão digital, que aprendem a manusear equipamentos de tecnologia. Isso é de uma importância social muito grande. E quando você olha pela perspectiva ambiental, também e importante, pois os equipamentos que iam para o lixo são recuperados e se transformam em ferramentas para mudar vidas”, afirmou.

Mauro Mendes adiantou que irá destinar recursos para ampliar a parceria com o Governo Federal neste programa.

“Entramos nisso há um ano e meio, e com o apoio do Governo Federal e dos nossos parceiros da bancada, não tenho dúvida que vamos alocar mais recursos para que esse programa possa se expandir e que essas entregas de hoje possam acontecer em outras regiões do estado, beneficiando milhares de jovens”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora