Connect with us

MATO GROSSO

Estão abertas inscrições para cursos do Ser Família Capacita, idealizado pela primeira-dama de MT

Publicado

em

As pré-inscrições para as 13.180 vagas ofertadas pelo Programa Ser Família Capacita já estão abertas. As vagas serão distribuídas em 45 cursos a serem realizados em 141 municípios durante todo o ano de 2023. Para os cursos de maio, as inscrições vão até o dia 04 de maio.

Os interessados em realizar os cursos poderão realizar a pré-inscrição de forma on-line, nos links disponibilizados, por cidade, no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Para acessar a página do Programa Ser Família Capacita clique aqui. Para acessar o link de cada cidade, é só clicar em cima do nome dela.

Em Cuiabá, as pré-inscrições também poderão ser realizadas presencialmente no Senai da XV de Novembro, do Distrito Industrial, do Ganha Tempo Ipiranga e no Ganha Tempo CPA. Já em Várzea Grande, os locais para pré-inscrição presencial são Centro Estadual de Cidadania (CEC) no Shopping Várzea Grande, Senai Cristo Rei, e CRAS Cristo Rei, Jardim Glória, São Mateus, Santa Maria, e na Rede Cidadã.

Nos demais municípios de Mato Grosso, as pré-inscrições presenciais poderão ser realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais.

A partir do preenchimento da pré-inscrição, os interessados serão selecionados para os cursos escolhidos conforme os pré-requisitos instituídos pelo Programa Ser Família Capacita. Somente após ser selecionado é que o candidato à vaga será chamado para entregar a documentação necessária para iniciar as aulas. A lista de documentos necessários também está disponível no site da Setasc.

Cada um dos cursos oferecidos no Programa Ser Família Capacita possui requisitos para serem cursados, como idade e escolaridade. Os requisitos e demais informações de cada um dos cursos poderá ser consultado no site do Senai/MT (https://novidades.senaimt.ind.br/ser-familia-capacita).

A pré-inscrição poderá ser realizada por todas as pessoas que tiverem interesse nos cursos, mas a prioridade será para o público-alvo do Programa Ser Família. Confira os requisitos do público-alvo: preferencialmente beneficiários do Projeto Ser Família; mulheres em situação de vulnerabilidade social; profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda; jovens em busca do primeiro emprego; profissionais desempregados em busca de recolocação profissional; pessoas com deficiência; pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social; pessoas desempregadas; comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas); egressos do trabalho análogo ao escravo; e egressos do Sistema prisional.

Para 2023, os cursos ofertados são os de Ajustador Mecânico; Almoxarife; Assentador de revestimentos cerâmicos; Assistente Administrativo; Assistente de Controle de Qualidade; Assistente de Recursos Humanos; Assistente Contábil Financeiro; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Carpinteiro de Obras; Comprador; Confeiteiro; Construtor de Alvenaria; Controlador e Programador de Produção; Costureiro Industrial de Vestuário; Cozinheiro Industrial; Desenhista Mecânico; Desenhista Técnico de Edificações; Designer Gráfico Editorial; Eletricista de Instalações Prediais; Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica; Eletricista Industrial; Fresador Mecânico; Instalador e Reparador de Redes de Computadores; Instalador Hidráulico; Magarefe; Mecânico de Motocicletas; Mecânico de Motores Ciclo Diesel; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Montador e Reparador de Computador; Operador de Beneficiamento de Minério; Operador de Computador; Operador de Empilhadeira; Operador de Escavadeira Hidráulica; Operador de Máquinas Agrícolas; Operador de Motoniveladora; Operador de Pá Carregadeira; Operador de Processos de Distribuição Logística; Operador de Retroescavadeira; Padeiro; Salgadeiro; Soldador Eletrodo Revestido; Soldador MAG; Soldador TIG; e Torneiro Mecânico.

Os interessados nos cursos poderão sanar as dúvidas por meio dos telefones (65) 98408-7451 e (65) 98455-0701 tanto para ligações quanto para o envio de mensagem de Whatsapp.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora