Em duas ações distintas, policiais militares do 4º Comando Regional apreenderam, na noite desta quarta-feira (26.04), dez quilos de substância análogas à maconha e prenderam dois irmãos por uso ilícito de entorpecentes e resistência, no município de Rondonópolis (220 km de Cuiabá).
A primeira ocorrência ocorreu no bairro Jardim Primavera, quando policiais militares da 14ª Companhia Independente, observaram um homem, em atitude suspeita, aos fundos de uma residência abandonada, às margens do córrego Arareau.
Ao perceber a presença dos militares, o homem saiu correndo pela região de mata, não sendo localizado até o momento. No local, os militares encontraram um saco preto contendo 11 tabletes de maconha, pesando aproximadamente dez quilos do entorpecente.
Posteriormente, ainda na noite desta quarta, uma equipe do 5º Batalhão, em patrulhamento de rotina pelo bairro Jardim Europa, viu um homem, em frente a uma residência, que correu para uma rua escura após aproximação dos militares.
Em ato contínuo, ao ser abordado, a equipe percebeu um forte odor supostamente de maconha, quando o suspeito relatou que estava fazendo uso do entorpecente. Neste momento, o irmão do suspeito saiu de dentro da residência, bastante exaltado, questionando abordagem. Os militares solicitaram para que ele se afastasse, no entanto; passou a resistir e agredir os policiais.
A dupla e os entorpecentes apreendidos nos dois casos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.