A Polícia Civil, por meio da Diretoria Geral e Delegacias Regional e Municipal de Juína, cumpre na manhã desta quinta-feira (27.04), 95 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, na deflagração da Operação Conexão 15, que tem como foco o combate à criminalidade em todo estado de Mato Grosso.
A operação em Juína dá cumprimento a 51 mandados de prisão e 44 de busca e apreensão, tendo como alvo uma organização criminosa, que atua no estado, com envolvimento em diversos crimes como tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e homicídios.
As ordens judiciais são cumpridas, principalmente, em Juína. Há ainda mandados em Brasnorte, Juara, Nortelândia, Porto dos Gaúchos, Aripuanã, Tangará da Serra, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, inclusive, dentro do Sistema Penitenciário, além dos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.
Para o cumprimento das ordens em Juína, a Polícia Civil empregou um efetivo de mais de 100 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, de diversas delegacias regionais do estado. A operação conta ainda com o apoio do canil da Polícia Penal de Rondonópolis.
Investigações
A apuração desencadeada pela Delegacia de Juína iniciaram em 2021, após a prisão de cinco integrantes de uma facção criminosa. Na ocasião, foram apreendidas drogas, armas de fogo e aparelhos celulares.
A partir da análise de dados dos aparelhos apreendidos, a Polícia Civil deu continuidade às investigações e identificou outros integrantes do grupo. Com base na apuração qualificada e nos elementos de informação colhidos foi representado pelos mandados de prisão e busca e apreensão dos investigados, com parecer do Ministério Público e deferimento pelo Poder Judiciário.
Operação
Conexão 15 faz referência ao planejamento da Polícia Civil para cumprimento de medidas cautelares em todo o Estado, especialmente mandados de prisão.
A Polícia Civil, por meio de uma investigação criteriosa e qualificada, aprimora e amplia a atuação no combate ao crime organizado, demonstrando a força do Estado perante as organizações criminosas que insistem em tentar tirar a tranquilidade da população mato-grossense.
Policiais da Delegacia de Nova Xavantina prenderam em flagrante, na quarta-feira (20.11), o autor de um furto a um canteiro de obras na cidade.
O responsável pela construção, localizada no bairro União, informou que uma pessoa tentou arrombar a porta do contêiner na terça-feira e como não conseguiu, cavou um buraco por baixo e furtou extensões de energia e ferramentas de obra.
Após o registro do furto, os policiais iniciaram as diligências e com base em imagens de câmeras de monitoramento próximo ao local do fato conseguiram identificar o suspeito do crime.
Na manhã de quarta-feira, os investigadores localizaram o suspeito escondido na casa de sua avó. No imóvel, estava também a bicicleta roxa utilizada por ele no momento do furto.
No momento da abordagem, o suspeito afirmou que já havia queimado a extensão elétrica que furtou e os outros materiais ele repassou a uma terceira pessoa. Em buscas na casa da pessoa que teria ficado com as ferramentas, os policiais encontraram em um terreno baldio em frente à residência a maquita furtada.
O suspeito do furto foi detido e encaminhado à Delegacia de Nova Xavantina.