As duas ocorrências foram registradas na BR 364, em Rondonópolis-MT, na madrugada de quarta (26).
Na primeira delas, equipe PRF abordou um caminhão para verificar se estava transportando carga com excesso de peso. Após a pesagem, constatou-se o excesso.
No entanto, a equipe também suspeitou da ocorrência de um possível crime ambiental devido ao teor da carga transportada. Assim, foi realizada uma verificação minuciosa da documentação e da carga, constatando-se que a guia florestal estava vencida e houve divergência na espécie transportada, que era a Bertholletia excelsa (Castanheira), cujo corte é proibido por lei, conforme Decreto Nº 5.975 de 30 de Novembro de 2006, configurando crime ambiental.
Na segunda ocorrência, também foi verificado excesso de peso na carga de madeira de origem florestal que estava sendo transportada de Sinop/MT para Presidente Prudente/SP.
Foram apreendidos 81,51m³ de madeira sendo transportados ilegalmente, sendo 24,09 m³ na primeira ocorrência e 57,42 m³ na segunda.
Em ambos os casos, foi lavrado auto de infração e as cargas foram apreendidas, sendo encaminhados para a Polícia Judiciária.
Fonte: PRF – MT