O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quarta-feira (26) com o presidente do da Espanha, Pedro Sánchez . Ainda, os dois governos renovaram as relações bilaterais e assinaram três acordos nesta manhã.
Os acordos firmados foram nas áreas da educação, trabalho e ciência e tecnologia. Um projeto de pesquisa e inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas foi assinado, além da regulamentação para empresas de aplicativos feita pelos espanhóis. Na área educacional, foi acordado a intensificação de intercâmbio e o reconhecimento de estudos na educação superior entre os dois países.
Pedro Sánchez disse nas redes sociais que o governo abriu “uma nova etapa nas relações estratégicas entre a Espanha e o Brasil . Temos muito que levar para a prosperidade e bem-estar de nossos cidadãos, para a aproximação de nossas regiões e para a construção de um mundo mais seguro e sustentável”.
O encontro com Sánchez e a cerimônia de acordos entre as duas nações foi o penúltimo compromisso de Lula na Espanha. O presidente brasileiro e a primeira-dama, Janja da Silva, ainda almoçarão com o Rei Felipe VI nesta terça-feira, no Palácio Real.
Logo depois, Lula e a comitiva embarcam de volta ao Brasil. Eles devem chegar na quarta-feira (27) às 22h30 em Brasília.
Por causa disso, uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos golpistas deve ser instaurada no Congresso Nacional. O governo mudou seu posicionamento e passou apoiar a comissão.
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.