Connect with us

Cuiabá

Culminância do projeto vai reunir mais de 400 estudantes em apresentações culturais

Publicado

em

O Projeto Educando para Cuiabania, em comemoração aos 304 anos de Cuiabá, terá uma programação especial nesta quarta e quinta-feira (dias 26 e 27). A culminãncia será realizada no Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação, com apresentação das atividades realizadas por estudantes, professores de Arte e Educação Física e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) da rede pública municipal de ensino. Ao todo 450 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, estarão participando das apresentações culturais.

A secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado falou sobre o projeto que é realizado desde 2015. “O Educando para Cuiabania visa proporcionar à comunidade escolar da rede pública Municipal de ensino de Cuiabá conhecimentos da História e Cultura regionais, que constituem a identidade do povo cuiabano, valorizando as manifestações presentes neste território e contribuindo para o desenvolvimento de identidade, orgulho e cidadania”, salientou.

O projeto é realizado em etapas, com encontros formativos para professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), e a culminância para os estudantes. Nas formações continuadas os profissionais participam de encontros com temáticas relacionadas a História e Cultura de Cuiabá e os estudantes expressam os conhecimentos adquiridos na troca de saberes, contemplando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil e as habilidades dos componentes curriculares do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e a Política Educacional da Escola Cuiabana, por meio das ações propostas.

As formações continuadas foram iniciadas na Semana Pedagógica e envolveram aulas de campo, com a Rota da Ancestralidade, no centro histórico da Capital; dança abordando história, ritmo e movimento no contexto da Cuiabania, Siriri, e Rasqueado e orientações teórico-prático dos festivais de Dança Regional, Desenhos e Talentos Cuiabanos.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins contou que a formação continuada foi inserida no Projeto a partir de 2019. “A formação proporciona aos profissionais da rede, conhecimentos e vivências da História e Cultura cuiabana, que vão além das práticas artísticas culturais mediáticas pois o protagonismo do processo histórico de territorialidade e suas implicações no desenvolvimento local, marcam o jeito de ser e viver do cuiabano e suas transformações, e valorizam a diversidade fomentando o sentimento de pertencimento e respeito a esta cidade”, disse a coordenadora.

O Educando para Cuiabania está alinhado à Política Educacional da Rede Pública Municipal de Educação – a Escola Cuiabana fundamentada em um Projeto Pedagógico ancorado na História e Cultura cuiabana, sem perder a conexão com as transformações ocorridas na sociedade global. Uma proposta que respeita os tempos de vida ou ciclos da vida humana, pela educação como direito humano, pela cultura e inclusão.

A sétima edição do projeto teve adesão de 51 unidades educacionais, inscritas em 03 categorias, o Festival de Dança Regional (siriri e rasqueado) para os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª infância, a Exposição de Desenhos (Cuiabá e Seus Monumentos) para os estudantes dos 3º e 4º Anos e o Show de Talentos Cuiabanos (apresentação musical, peça teatral ou declamação de poema) para os estudantes do 5º ao 9º Anos.

SERVIÇO:

Culminância do VII Educando para Cuiabania

Data: 26 e 27 de abril

Hora: manhã e tarde

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora