Connect with us

MATO GROSSO

Tribunais de Contas iniciam hoje Operação Educação em todo pais

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira (24) em todo o Brasil a Operação Educação: fiscalização ordenada nacional, que buscará analisar as condições de infraestrutura de escolas das redes estaduais e municipais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. O trabalho consiste no levantamento sobre as condições de funcionamento de escolas selecionadas com a realização de visitas presenciais de auditores e técnicos dos Tribunais de Contas às unidades de ensino. A Operação Educação será feita em três dias e envolverá centenas de servidores dos Tribunais de Contas do país.

Em Mato Grosso, serão 45 escolas, sendo 9 em Cuiabá,  6 em Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres, e 3 em Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger. 

Nas visitas, serão verificados 193 itens, como a situação dos refeitórios, bibliotecas, salas de aula, quadras esportivas, e demais instalações prediais, além de questões ligadas à segurança e prevenção de incêndios e à higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino. A previsão é que a fiscalização dure entre 4 a 6 horas por unidade escolar.

A definição das escolas visitadas foi baseada em indicadores de criticidade quanto à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022. A matriz de fiscalização utilizada pelos técnicos nas visitas contempla itens a serem vistoriados organizados nos seguintes grupos de informações: acessibilidade, estrutura e conservação da edificação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate à incêndio, alimentação, esporte e recreação e espaços pedagógicos.

Todas as informações serão reunidas em relatórios estaduais e nacional. O relatório nacional será divulgado na quinta-feira (27), às 14h, no TCE-SP, onde ficará concentrada a Operação Educação, sob a liderança do Instituto Rui Barbosa (IRB) com o apoio do Tribunal paulista e adesão dos demais Tribunais de Contas brasileiros.

A coordenação da Operação Educação em Mato Grosso está a cargo do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, por designação do conselheiro presidente José Carlos Novelli. 

Nesta segunda-feira (24), às 8h, o conselheiro Antonio Joaquim acompanha a equipe de fiscalização que atuará na EE Professora Maria Herminia Alves – Rua 101, quadra 89, CPA IV, em Cuiabá,.

Serviço:

O que: Operação Educação: fiscalização ordenada nacional em escolas
Quando: Segunda-feira (24), terça-feira (25) e quarta-feira (26)
Onde: 26 estados brasileiros e Distrito Federal
Quem: Conselheiro Antonio Joaquim, coordenador da Operação em Mato Grosso 
Local em MT: EE Professora Maria Herminia Alves – Rua 101, quadra 89, CPA IV
Horário: 8h

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Governo de MT publica edital de convocação de 870 candidatos do Programa SER Família CNH Social

Publicado

em

Por

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) publicou, na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22.11), o edital de convocação de 870 candidatos beneficiados pelo Programa “SER Família CNH Social”. Clique aqui para conferir.

Os candidatos convocados devem comparecer nas unidades do Detran, no período de 25 a 29 de novembro, sem a necessidade de agendamento prévio e munidos de documento pessoal com foto (em bom estado de conservação) e o CPF para abertura do processo, conforme horários e locais abaixo:

• Em Cuiabá, das 8h às 16h, na sede do Detran-MT, localizada na Avenida Doutor Hélio Ribeiro, nº 1.000, Centro Político Administrativo;

• Em Várzea Grande, das 10h às 18h, no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping;

• No interior do Estado, das 8h às 16h.

Conforme o Presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, até o momento já foram chamados 9.179 candidatos do programa, sendo que 932 já concluíram o processo de primeira habilitação.

O Programa “SER Família CNH Social” foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e vai fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente para 10 mil pessoas de baixa renda em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora