Connect with us

Lucas do Rio Verde

Visita domiciliar conta com parceria do Programa de Residência Médica de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Como se não bastasse todo o sucesso do Serviço de Atendimento Domiciliar com uma equipe multiprofissional, agora o grupo conta com a parceria do Programa de Residência Médica de Lucas do Rio Verde. O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais com relação a pacientes acamados, que são atendidos em casa.

O Serviço de Atendimento Domiciliar é composto por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, e visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções.

O público-alvo são os pacientes que apresentam comorbidades, pós-cirúrgicos, cuidados paliativos, doenças crônicas degenerativas, necessidade de suporte nutricional enteral, idosos com dificuldades especiais, pacientes em condições clínicas de risco que tenham internações recorrentes, entre outros. As demandas podem ser provenientes de alta hospitalar, das unidades básicas de saúde e de pronto atendimento e, para admissão do paciente aos atendimentos, é necessária a concordância da família e ter um cuidador identificado para acompanhamento, mesmo que no domicílio.

De acordo com a supervisora do Programa de Residência, Drª Jéssika Sthefane Santos Rodrigues, essa é uma grande experiência para a formação dos residentes. “Podemos descrever essa experiência como feliz e importante. Os residentes possuem em seu dia a dia a rotina de visitas domiciliares, porém, fazer um estágio na atenção domiciliar, onde estão os casos de acamados com maior necessidade de atenção domiciliar do município, amplia o conhecimento deles e reforça a equipe”, explica.

Além dos atendimentos domiciliares, os residentes estão ampliando o conhecimento com a equipe do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Central de Regulação, ambulatório de Medicina de Família e Comunidade. O próximo passo será o atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Atendimento Domiciliar

Realizadas de duas formas, as visitas domiciliares em Lucas do Rio Verde contam com a equipe de Saúde da Família, composta pelos profissionais que já atuam nos PSFs, e pela equipe de apoio ao atendimento domiciliar da Atenção Básica, composta por multiprofissionais como nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeira e assistente social.

As equipes dos PSFs realizam as visitas aos pacientes com condições que impossibilitem o deslocamento até a unidade de saúde. Essas visitas são programadas e o paciente ou um familiar deve solicitar ao agente de saúde ou diretamente na unidade de saúde.

A equipe de apoio ao atendimento domiciliar é complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica. Cada paciente é visitado, avaliado e, então, é programada a frequência do atendimento de cada profissional, conforme a necessidade, além do acompanhamento e a evolução, até uma possível alta. O trabalho de assistência social faz a triagem através da visita domiciliar para todos os atendidos.

Atualmente, 103 pacientes são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar em Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora