Connect with us

Cuiabá

Pamonha de Carne Seca é uma das iguarias de milho que estão fazendo sucesso na 4ª Edição do Festival, que vai até domingo (23)

Publicado

em

A 4ª Edição do Festival da Pamonha, na comunidade Rio dos Peixes, situada no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) conta com um ingrediente tipicamente regional, a carne seca, que quando misturada com arroz já é bom, imagina na pamonha. O evento começou no dia 20 e segue até o dia 23, sempre a partir das 08 horas, sendo que no primeiro dia, mais de três mil pamonhas foram comercializadas. Quem passar pelo local da realização do evento em comemoração aos 304 Anos de Cuiabá poderá conferir uma variedade de opções de pamonhas, desde as tradicionais como as mais incrementadas. Tem de tudo um pouco, um mix de sabores para atender a todos os públicos.

“Essa ação, nesta comunidade trabalha o desenvolvimento da agricultura familiar, o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e, agora, com o Cuiabanco, vimos a necessidade da aproximação daqueles com poucas oportunidades. Estamos fomentando a economia cuiabana”, reforçou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Valdivino de Oliveira, popularmente conhecido como Senhor Divino, proprietário de estabelecimento e organizador do evento conta que a cada ano os comerciantes buscam reinventar as iguarias de milho. “Nem só de pamonha se vive um festival. Por isso que, logo que se encerra uma edição, já começamos a preparar o próximo. Sempre na busca de melhorar e tornar mais atrativo o cardápio, com muitas opções, como a famosa Chica Louca, que é um caldo de milho. Estamos satisfeitos com tamanha interação do público, que a cada ano comparece em massa”, disse ele.

Dona Maria Andrade, uma das cozinheiras do festival, contou que, um dos segredos de uma boa pamonha é ralar e processar bem o milho para um resultado bem saboroso. “Os clientes são bem exigentes. Sempre buscam por uma pamonha bem molhada, quentinha e com muito recheio. Por isso que, na hora de ralar o milho tem que ser feito com muito cuidado, para também evitar o desperdício”, comentou.

O aposentado Mario da Silveira, acompanhado da esposa e filho, é cuiabano nato, mas atualmente reside na cidade de João Pessoa, Paraíba. Aproveitando que veio passar o feriado com a família que mora aqui, ao saber do Festival, não pensou duas vezes. “Viemos marcar presença no Festival. O sabor da pamonha é maravilhoso. Muito bom atendimento. Vale a pena experimentar”, afirmou ele.

O motoqueiro Danilo de Oliveira também marcou presença. Ele que já faz essa rota todos os sábados, antecipou o passeio e aproveitou para apreciar a deliciosa pamonha de sal com queijo. “Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, juntamente com a Comunidade aqui do Rio dos Peixes é muito boa. Além de ajudar o comércio local se desenvolver, é uma oportunidade para as famílias cuiabanas aproveitarem o feriado prolongado, sair de casa e experimentar uma alimentação diferenciada e saudável”, constatou Danilo.

A expectativa de venda para essa quarta edição é de 35 toneladas de milho, produto utilizado para a produção de curau, bolos, broas, sucos, caldos e canjas. Além dessas opções, quem passar pelo festival irá encontrar opções de pastéis, salgados, bolos e doces. “Estamos muito felizes com essa parceria da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo e outras áreas. O Festival começou bem pequeno e hoje já ganhou uma boa proporção, tanto é que já faz parte do calendário de eventos do aniversário celebrado no mês de abril. Estamos cheios de expectativas”, acrescentou Divino.

“Quero mais uma vez agradecer a minha equipe, sempre disposta a ajudar e tornar cada evento do turismo um grande sucesso de público. Sem falar do apoio incondicional do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da Comissão da Festa, formada por pessoas da comunidade e também das demais secretarias envolvidas. Sem essa união de esforços é impossível realizar qualquer tipo de ação”, destacou a secretária municipal de Turismo, Zilda Taques.

O Festival segue até domingo (23), na Comunidade do Rio dos Peixes. O local foi especialmente preparado com total segurança, estacionamento gratuito, ao som de muita música boa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Revitalização da Praça Rachid Jaudy está em ritmo final de conclusão

Publicado

em

Por

Um dos cartões postais da cidade já tem cara nova! Trata-se da Praça Rachid Jaudy que deverá ser entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro totalmente revitalizada no próximo mês. Com 97 % das obras prontas, incluindo o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) situado no local, a conclusão deve ocorrer até o final de novembro, seguindo o cronograma de execução. Desde que as obras foram lançadas em julho deste ano, moradores da grande Cuiabá, especialmente da região central, aguardam ansiosos para ver o novo visual desta tradicional praça histórica que se destaca quase no coração da cidade, na Avenida Isaac Póvoas, esquina com a Avenida Barão de Melgaço.

“Estamos prestes a entregar a Praça Rachid Jaudy – a última das praças históricas que faltava ser devolvida à população. Reafirmo meu compromisso de honrar e valorizar a herança cultural cuiabana. Sinto-me com o dever cumprido em deixar mais esse legado, entre tantos, resultado do trabalho sério que executamos frente a administração da nossa querida Cuiabá”, pontuou o prefeito.

O cuidado da obra se estendeu em praticamente todo o espaço da Rachid Jaudy. O piso interno foi colocado no modelo intertravado de concreto e, na parte externa foi demolida a calçada antiga e refeita toda a estrutura de calçamento com acessibilidade. A infraestrutura elétrica foi trocada e instalados novos cabeamentos, também instalada iluminação em LED, os bancos foram trocados para maior conforto dos frequentadores. Até o ponto de táxi foi demolido para dar lugar a construção de um novo ponto de táxi.

“Necessitava de melhorias e foi feito uma restauração geral, que ficará registrada para as gerações. Esse é o marco da gestão, de fazer bem feito e manifestando o nosso respeito e carinho pelas tradições da cidade e do povo cuiabano. O empenho é o mesmo dedicado a todas as demais praças que entregamos, mas, esta, é uma vitrine, é ponto turístico, bem à vista dos olhares de um número muito maior de munícipes, turistas, visitantes. Então, com certeza, é motivo de alegria poder oportunizar isso para nossa querida Cuiabá antes de findar nossa gestão”, disse o vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Várias praças foram entregues pela Prefeitura de Cuiabá com o amparo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, emendas parlamentares ou recursos próprios, conforme bem lembrou o prefeito Emanuel Pinheiro. Entre elas as praças Alencastro, República, Ipiranga, Bispo Dom José, Senhor dos Pássaros, Alberto Novis, Caetano Albuquerque, Praça da Mandioca, Praça Santos do Morro, Praça Santos Dumont, Jamil Boutros Nadaf e tantas outras em diversos bairros e regiões de Cuiabá, totalizando cerca de 200 delas.

Especialmente nos bairros, a estrutura conta com espaço de brinquedos para a criançada, academia ao ar livre, pista de caminhada, iluminação de Led, entre outros atrativos de laser.

Tão logo seja concluída as obras da Rachid Jaudy, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciará a data da entrega.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora