Connect with us

Lucas do Rio Verde

Caps promove ações no mês de Conscientização sobre o Autismo

Publicado

em

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema que costuma gerar dúvidas nas pessoas, especialmente por ser cercado por mitos e preconceitos. Pensando na melhor forma de acolhimento, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta quarta-feira (19), na unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

A tarde foi recheada de experiências especiais tanto para os pais quanto para as mais de 20 crianças portadoras de TEA. A ação teve como objetivo as práticas de treino de habilidades sociais. Entre as atividades teve tiro ao alvo, escavações no gelo e pintura, todas elas fazem parte da campanha Abril Azul e são voltadas para pacientes diagnosticados com TEA e também a familiares que precisam de orientações especializadas.

Alguns dos aprendizados estavam nas atividades elaboradas, como dar ou pegar objetos de outra pessoa coordenando com contato visual; segue ou olha para um ponto de forma espontânea (sem pista verbal) para olhar para o alvo; partilhar sorrisos com adulto alternando o olhar durante as atividades; inicia e mantém contato visual de forma natural para se comunicar; coordena consistentemente o contato visual com a vocalização ou gesto para direcionar a comunicação; permanecer com o parceiro durante as brincadeiras; imitação; motricidade fina; jogos; comunicação expressiva; entre outras várias competências sociais.

“As nossas dinâmicas são importantes demais para as nossas crianças e também para os seus cuidadores. De forma geral, o Caps é o principal apoiador de grupos terapêuticos. Em especial ao dia de ontem, sabemos da importância do comprometimento não só da unidade, mas também do grupo e da família. Estamos cientes que a maior parte do tempo a criança permanece aos cuidados dos familiares que também já têm uma rotina corrida, mas ontem eles se dedicaram a esse tempo de qualidade para compartilhar desses momentos com seus filhos e demais famílias”, explicou a coordenadora do Caps, a fisioterapeuta, Ana Paula Enzweiler.

Atendimento

Para atendimento, basta procurar o seu PSF ou a unidade do Caps, que fica localizada na avenida Mato Grosso do Sul, esquina com a rua Corbélia, nº 280, bairro Alvorada.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para dar visibilidade e combater preconceitos com pacientes diagnosticadas com TEA. Pessoas que possuem algum grau de autismo costumam apresentar: dificuldades em associar objetos, atraso na fala, interesses específicos, agitação, gestos repetitivos e afins. Os sinais iniciais aparecem nos cinco primeiros anos de vida e se estendem até a vida adulta.

Os níveis do transtorno variam. Enquanto algumas pessoas conseguem levar uma vida independente, outras possuem sérios agravantes, comprometendo a vida social de quem tem o TEA. Na maioria dos casos, o Transtorno do Espectro Autista é acompanhado de outras condições, como epilepsia, depressão, ansiedade e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Atletas paralímpicas de Lucas do Rio Verde participam de competição nacional

Publicado

em

Por

No próximo domingo (24), duas paratletas que representam Lucas do Rio Verde embarcarão para São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares Nacionais, que acontecem de 25 a 29 de novembro. As atletas disputam em quatro diferentes modalidades esportivas.

A competição acontecerá no Centro de Referência Paralímpica (CPB), com participação de atletas do Brasil todo. As atletas de Lucas do Rio Verde garantiram vaga no mês de março, quando competiram na Seletiva Estadual das Paralimpíadas.
Para a professora Luciana Mafra Stefanello, que prepara as atletas, a expectativa é de bons resultados e a prova vem sendo muito aguardada. “Poder participar das Paralimpíadas Escolares Nacionais é a concretização de um trabalho realizado com muita dedicação e compromisso. Para as paratletas é a competição mais aguardada do ano, e elas vêm se preparando para defenderem seus recordes e melhorarem suas performances”, disse Luciana.

A atleta Maria Clara Coelho Anton, aluna da Escola Olavo Bilac, competirá na modalidade de Lançamento de Club, pela Classe F32, categoria sub-14. Já a atleta Ewellyn Vitória, aluna da Escola Militar, competirá nas provas de corridas de 100 e 200 metros e ainda no Lançamento de Disco, pela Classe T/F34, categoria sub-16.
Ambas são recordistas escolares nacionais: Maria Clara no Lançamento de Club e a Ewellyn no Lançamento de Disco.
“Esperamos poder representar bem Lucas do Rio Verde e o Estado do MT, além de impulsionar o esporte paralímpico em nosso município. Agradecemos desde já a Prefeitura e a Secretaria de Esporte e Lazer pelo apoio”, destacou a professora.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora