Connect with us

Lucas do Rio Verde

Gestão Miguel Vaz lança concurso público para Guarda Civil Municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde lançou, nesta quinta-feira (20), o Concurso Público nº 01/2023, que prevê 40 vagas para a Guarda Civil Municipal (GCM). Além das 30 vagas preenchimento imediato, estão previstas vagas para formação de cadastro reserva.

“São várias ações que estamos fazendo para melhorar a segurança no nosso município, e esse concurso vai reforçar de forma significativa o efetivo da Guarda Civil Municipal, que conta com estatuto reformulado e também plano de carreira revisado. Desta forma, a GCM vai poder melhor servir a sociedade luverdense no que se refere à segurança pública”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Conforme o edital, a remuneração mensal do agente da GCM é de R$ 3.945,30 (salário base), com adicional de risco de vida de 60% do valor. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. Estão previstas duas vagas para mulheres e 28 para homens, sendo duas para PcD.

O edital está disponível no site da Prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/concursos.

As inscrições serão realizadas de 26 de abril a 28 de maio, exclusivamente pela internet no site: www.selecon.org.br. O valor da taxa é de R$ 180.

Confira a página do Concurso no Selecon: https://selecon.org.br/concursos/edital-01-2023-gcm/.

Para se candidatar é preciso atender a todos os requisitos necessários para investidura no cargo, entre eles ser maior de 18 anos e no máximo 40 anos na data da admissão; Ensino Médio Completo; ser brasileiro nato ou naturalizado; não possuir antecedentes criminais; possuir CNH A/B, no mínimo; ter altura mínima de 1,55 m para feminino e 1,60 m para masculino; entre outros.

“O concurso será composto por etapas, todas de caráter eliminatório, sendo a primeira de prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos e prova de redação, depois são exames de saúde, avaliação psicológica e teste de aptidão física, além de investigação social. São diversas fases de teoria e prática até chegar no curso de formação, que deve contar com cerca de 60 candidatos”, explica o secretário de Governo, Alan Togni.

De acordo com a sugestão de cronograma do edital, o resultado deve ser publicado em dezembro deste ano. O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

“O trabalho que a Guarda Civil Municipal desenvolve junto às forças de segurança é de extrema importância. Desde o início da gestão estamos melhorando pouco a pouco, iniciamos com a revisão do estatuto e do plano de carreira, oportunizamos capacitação aos agentes para o uso de armamento, vamos aumentar o efetivo e treinar esses novos oficiais também. Todas essas ações estão alinhadas ao nosso objetivo que é tornar Lucas do Rio Verde a cidade mais segura de Mato Grosso”, declara o vice-prefeito Marcio Pandolfi.

ATUAÇÃO DA GCM
A Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde tem a finalidade de garantir segurança aos órgãos, entidades, agentes, usuários, serviços e ao patrimônio do Município, tendo como princípios norteadores de suas ações, além de outros previstos em leis e regulamentos:
I – proteção dos direitos humanos fundamentais: vida, liberdade, propriedade e segurança pessoal;
II – assegurar o exercício da cidadania e da liberdade de manifestação, de locomoção e religiosa;
III – preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas humanas e materiais;
IV – preservação dos bens morais, imateriais e históricos sob o domínio do município;
V – prevenção da criminalidade por meio de atuação na Ordem Pública;
VI – compromisso com a evolução social da comunidade; e
VII – uso progressivo da força.

Além de atuar preventiva e permanentemente no território do Município, inibindo, pela presença e vigilância, as infrações penais ou administrativas e atos infracionais, a GCM exerce as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro.

A Guarda Civil Municipal colabora ainda, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social e com a pacificação e mediação de conflitos, observando o respeito aos direitos fundamentais das pessoas.

Central telefônica para informações e esclarecimentos sobre o concurso:
• Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC): (65) 99297-9502 / (65) 99269-2400 / (21) 2323-3180 somente em dias úteis, das 9h às 17h.
• Endereço eletrônico Selecon: www.selecon.org.br
• E-mail do concurso para contato de candidato: faleconosco@selecon.org.br

Edital do Concurso Público nº 01/2023: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/concursos/1046/edital_concurso_publico_da_guarda_civil_-_conc_01-2023.pdf

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora