Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT e secretária de Estado de Assistência Social visitam projetos sociais em Barra do Garças

Publicado

em

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com a secretária interina da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, visitou, na manhã desta quarta-feira (19) o Parque das Águas Quentes, no município de Barra de Garças, distante 500 quilômetros de Cuiabá. No local é realizado o projeto Feliz Idade, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que oferece aulas gratuitas de natação e de hidroginástica para pessoas acima de 60 anos no Parque das Águas Quentes.

A primeira-dama Virginia Mendes enfatizou a alegria em conhecer os projetos existentes no local e ressaltou que o Governo do Estado tem muitas ações no social a serem realizadas em Barra do Garças e região. “Pra mim é um prazer estar aqui com a secretária Grasielle, com os deputados Max Russi e Beto Dois a Um, conhecendo esse espaço que proporciona qualidade de vida à melhor idade. Fiquei muito encantada com o que vi”, afirmou a primeira-dama sobre o Parque das Águas Quentes.

A visita ao local deu início a uma extensa agenda de visitas aos projetos de assistência social em Barra do Garças e também no município vizinho, Pontal do Araguaia. Em Barra do Garças, a secretária Grasielle Bugalho e a primeira-dama de Mato Grosso também visitaram a Estação Juventude, onde assistiram a uma apresentação do coral das crianças e também dos idosos.

Para a secretária interina Grasielle Bugalho, são inúmeros os projetos que precisam ser comemorados em Barra do Garças, em Pontal de Araguaia e região, com a visita da primeira-dama Virgínia Mendes. “Nós temos o Ser Família Solidário, que já entregou mais de quatro mil cobertores aqui, são mais de 27 mil cestas ao longo do governo entregues para o município, mas hoje nós estamos aqui também pra falar do cofinanciamento”, explicou.

A secretária ressaltou que Barra do Garças irá receber este ano, por meio do cofinanciamento, mais do que recebeu em todos os outros anos. “São mais de R$ 700 mil transmitidos diretamente da Setasc para a Secretaria de Assistência Social do município para serem investidos naquilo que o município identificar como suas maiores necessidades na assistência social”, completou.

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, falou sobre a importância da visita da primeira-dama Virginia Mendes e da secretária Grasielle Bugalho ao município. ”A primeira-dama tem sempre nos surpreendido com programas que vão ao encontro do anseio da sociedade, principalmente das pessoas que precisam. A exemplo disso, foi o lançamento do programa Ser Família Capacita. O município de Barra do Garças está numa crescente econômica muito grande e a gente precisa capacitar nossos profissionais, precisamos tirar essas pessoas da condição de vulnerabilidade para que possa ser inserida no mercado de trabalho. Não há uma justiça social melhor do que a geração de emprego e renda. Então fico muito feliz com a vinda dela, trazendo a esperança que vai nos motivar a continuar trabalhando”, concluiu.

Ainda durante a visita em Barra do Garças, a primeira-dama Virginia Mendes e a secretária Grasielle Bugalho também conheceram o projeto Casa do Atletismo, fundada em junho de 2014, e que abriga 32 crianças e adolescentes que praticam atletismo. Desde a sua fundação, a Casa do Atletismo já conquistou 76 medalhas de ouro em competições nacionais e 43 em competições internacionais. A Casa do Atletismo faz parte do projeto Vila Olímpica da Barra do Garças Atletismo Associação (BGAAT), criada em 2004, e que acolhe cerca de 1.200 crianças, sendo 70 crianças indígenas.

Durante a visita ao local, foi mostrado um vídeo onde foram apresentados resultados e reportagens sobre a importância do projeto da Vila Olímpica tanto para as crianças, adolescentes, quanto para a terceira idade, mulheres xavantes, e a sociedade de Barra do Garças como um todo. Sem falar da importância para o futuro do atletismo, não só em Mato Grosso, mas no Brasil. “Hoje temos bolsistas estaduais, bolsistas federais e também bolsistas internacionais, que são atletas que já venceram competições internacionais. Nós tivemos também 103 alunos que passaram por aqui ao longo desses 20 anos, que devolvemos para a sociedade com formação em nível superior”, contou o vice-prefeito de Barra do Garças e idealizador do projeto, professor Sivirino Souza dos Santos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: “Nada sobre nós, sem nós”

Publicado

em

Por

No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que convida à reflexão sobre os desafios enfrentados por milhões de brasileiros que, apesar de suas limitações, nos ensinam diariamente sobre superação e força de vontade. Esse dia é um marco de conscientização para promover o respeito, a igualdade e os direitos de uma parcela significativa da população que, muitas vezes, ainda se depara com barreiras, tanto físicas quanto sociais.

Como idealizadora do programa SER Família Inclusivo e Madrinha Nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo, tenho o privilégio de testemunhar a transformação que o esporte e a inclusão podem trazer à vida de pessoas com deficiência. No Jiu-Jitsu, por exemplo, vemos atletas que, apesar das limitações físicas, demonstram resiliência, força e habilidade que muitos não imaginam. Eles são exemplos vivos de que a deficiência não define o potencial de uma pessoa, mas sim sua determinação e coragem para enfrentar as adversidades.

Recentemente, participei de um dos maiores campeonatos de Jiu-Jitsu internacional, no Rio de Janeiro, onde tive a honra de acompanhar meus afilhados da Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo, localizada em Barra do Garças, no Abu Dhabi Grand Slam.

Fiquei maravilhada e impressionada com a atmosfera daquele lugar, onde atletas com deficiência e sem deficiência, de diferentes partes do país e do mundo, dividiram o espaço em total harmonia, uns torcendo pelos outros. Foi incrível, e meu desejo é multiplicar essa oportunidade.

Quantas pessoas, neste momento, estão numa cama porque foram diagnosticadas com alguma deficiência e pararam. Pararam de sonhar, de interagir e não conseguem ver o mundo de outro ângulo.

Hoje, estou aqui para dizer que existem, sim, infinitas possibilidades, e estou pronta para ajudar você a enxergar isso.

Para aqueles que acreditam que a deficiência limita a vida, inúmeros exemplos ao redor do mundo nos mostram que, ao contrário, é apenas um ponto de partida. Cada conquista, seja no esporte, no mercado de trabalho ou na vida pessoal, é a prova de que, com oportunidades e apoio, as pessoas com deficiência podem ir além dos limites impostos pela sociedade. O lema “Nada sobre nós, sem nós” reflete a importância de incluir essas vozes em todos os debates e decisões que afetam suas vidas.

Ainda há um longo caminho a percorrer para garantir acessibilidade plena, políticas públicas inclusivas e a quebra dos preconceitos que muitas vezes isolam essas pessoas. Mas é através do espaço, da conscientização, da educação e de iniciativas como o SER Família Inclusivo que caminhamos para uma sociedade mais justa e igualitária. A inclusão não é uma opção, é um direito.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um lembrete de que todos merecem as mesmas oportunidades e de que cada um de nós pode fazer a diferença nessa jornada de transformação. Celebrar essa data é reconhecer a força e a garra de milhões de campeões da vida que, diariamente, rompem barreiras e alcançam vitórias inimagináveis.

Virginia Mendes é economista, primeira-dama de MT, idealizadora do programa SER Família Inclusivo e Madrinha Nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora