Connect with us

MIRASSOL

Vereadora destaca projeto de higiene e saúde da mulher

Publicado

em

A Câmara Municipal de Indiavaí aprovou por unanimidade, em sessão ordinária, Projeto de Lei de autoria da vereadora Rhillary Milleid Tosta (REPUBLICANOS), que dispõe sobre programas municipais de enfrentamento e erradicação à pobreza menstrual no município de Indiavaí.

Pobreza menstrual é o termo que se dá, quando falta às mulheres o acesso aos itens básicos de higiene no período menstrual, que é um problema que afeta milhares de mulheres e meninas de todo o país.

Dados publicados recentemente mostram que, de 4 meninas, uma já faltou à aula por falta de absorvente íntimo no período menstrual. E, de cada 4, uma menina com idade entre 13 e 17 anos, não possui condições financeiras para comprar absorvente, fato que se torna um grave problema porque causa evasão escolar.

A vereadora Milleid Tosta argumentou em defesa do Projeto que a menstruação é um processo natural do corpo feminino, mas que, nesse caso, se torna uma questão de Saúde Pública e, deve ser tratado como tal, com políticas públicas eficientes, para resolver o problema.

“Por isso levei pra Câmara esse Projeto de Lei. Precisamos dessa sensibilidade, desse olhar atencioso para com essa questão e agir o quanto antes para resolve-la”, disse ela acrescentando que a aprovação do Projeto é motivo de alegria, “pois é uma vitória para todas as mulheres de Indiavaí, que estão em situação de vulnerabilidade social”.

Pelo que dispõe o Projeto de Lei, ora aprovado, os absorventes serão distribuídos na Unidade Básica de Saúde, serão inclusos nas cestas básicas,  distribuídas pela Secretaria de Assistência Social às famílias em condições de vulnerabilidade e também pela escola da rede municipal de ensino.

“Também propomos, no referido  Projeto de Lei, que sejam incentivadas e realizadas em nosso município, palestras onde a menstruação seja tratada como um processo natural do corpo feminino, com vistas à proteção da saúde da mulher, uma vez que esse tema é um tabu, não é discutido, fazendo com que a falta de informações sobre o assunto, traga muitas dúvidas às meninas”, explicou a vereadora Milleid Tosta.

Ela também disse que, com a falta de absorventes as mulheres têm que recorrer à outros meios, como panos e papéis, o que pode trazer problemas de saúde como contaminação e infeções.

Segundo Milleid Tosta, a aprovação desse projeto tornou-se um grande marco para o município de Indiavaí, além de ser um grande avanço no combate às desigualdades.

“Nós, mulheres, ainda estamos lutando por igualdade e espaço de poder. Em Indiavaí, por exemplo, sou a única mulher eleita vereadora, no entanto, sou sozinha apenas lá  dentro, pois nós, mulheres, somos a maioria da população e do eleitorado indiavaiense e também somos a maioria do eleitorado no Brasil. Então, o que precisamos é nos unir em busca de igualdade de gênero, pois  não podemos esquecer que nossos antepassados lutaram por anos para que hoje, nós mulheres, tivéssemos voz. E, a partir dessa luta que, com certeza custou a vida de muita gente, nós não podemos nos silenciar. Precisamos nos unir e lutar, cada dia mais, pelo nosso espaço e para que nossa voz seja ouvida e respeitada”, completou.

Desde que assumiu o mandato, em janeiro deste ano, a vereadora Milleid Tosta tem lutado pelo desenvolvimento do seu município e por políticas públicas que diminuam as desigualdades sociais.

Ela frisou que a luta continua embora não seja fácil.

“A politica é realmente um meio muito difícil, porém precisamos persistir e a população pode ter a certeza de contar com a minha voz e com a minha coragem de, a cada dia,  buscar melhorias e desenvolvimento para nosso município”, declarou.

O Projeto de Lei já foi encaminhado para a sanção ou o veto do Executivo.

“Dado as dificuldades causadas pela pandemia do novo Coronavírus, estamos aguardando que o Projeto seja sancionado.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MIRASSOL

Arena Kadu: O Novo campo de futebol Society em Mirassol D’Oeste

Publicado

em

Por

Da Redação

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora