A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Lucas do Rio Verde apresentou para instituições e entidades do setor, em reuniões desta semana no Paço Municipal, iniciativas de sucesso como o Selo de Origem e o projeto Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar. Os encontros foram com a Embrapa, Fundação Rio Verde, Empaer, secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapeva (SP) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Na reunião com a Embrapa, Fundação Rio Verde e Empaer, os grupos abordaram sobre a execução do Campo 365 e itens que serão necessários, como treinamentos internos, capacitação, visitas técnicas, espaço para exposição no Show Safra e intercâmbios técnicos.
A Prefeitura oferecerá profissionais para executar as capacitações, maquinários e manutenção da área de experimentos na Fundação Rio Verde. As cadeias para aprimoramento serão a fruticultura e a olericultura que estão sob a responsabilidade da Prefeitura, cafeicultura com a Empaer e a transferência e tecnologia sob os cuidados da Embrapa.
O projeto será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Fundação Rio Verde de Pesquisas, e serão realizados, durante o ano, dias de campo para que o agricultor familiar participe do manejo e preparação do solo.
O próximo encontro foi uma reunião com o Secretário de Agricultura e Abastecimento da cidade de Itapeva (SP), Paulo Martins. Ele e sua equipe conheceram de perto o trabalho da Agricultura Familiar, área ambiental na área da agricultura, e realizaram a visitação com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Lucas do Rio Verde.
O secretário municipal, Paulo Nunes, também recebeu a visita da equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que conheceu o Selo de Origem e, na ocasião, o núcleo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que foi criado para auxiliar os municípios na adesão e implantação do sistema. Eles também conheceram os projetos De Olho no Óleo, Lucas Legal e Patrulha Mecanizada.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT