Uma mulher guardou o corpo do próprio pai por cerca de 15 anos dentro de casa em Oeiras, Portugal . Segundo a polícia, o cadáver , com idade estimada de 80 anos e em estado de mumificação, foi encontrado deitado em uma cama vestindo um pijama. A corporação fez a descoberta no último domingo, 16, após a mulher também falecer.
A morte da filha teria ocorrido há pouco mais de um mês, mas só chegou ao conhecimento das autoridades após vizinhos reclamarem do mau cheiro.
De acordo com a imprensa local, a mulher, com cerca de 50 anos, identificada como Anabela, disfarçava o cheiro da decomposição vindo do corpo do pai com desinfetante . Os agentes também descobriram que a mulher mantinha o corpo do pai vestido com pijamas .
Ao entrar no local, os policiais e o Corpo de Bombeiros encontraram dois corpos em diferentes estados de decomposição. Segundo os vizinhos, o homem não era visto desde 2005.
Ainda de acordo com a polícia, ela afirmava aos vizinhos que o pai, chamado Custódio, teria morrido. “Não sei o que pensar, é inexplicável, um grande mistério, o prédio juntou-se para comprar uma coroa para o funeral do senhor e afinal não houve”, disse uma vizinha.
O local em que os corpos foram encontrados estava repleto de lixo, que teria sido acumulado ao longo de anos. Segundo as investigações, o homem teria ficado viúvo em 2001 e, desde então, vivia sozinho com a filha.
Os cadáveres foram encaminhados à autópsia e a Polícia Judiciária de Portugal segue investigando as mortes.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.