Policiais militares do 16º Batalhão prenderam, na noite desta terça-feira (18.04), cinco homens por formação de quadrilha e tráfico ilícito de drogas, no KM 651 da BR-158, no município de Nova Xavantina (658 km de Cuiabá).
Na ação, foram apreendidos quatro tabletes de maconha, um de cocaína, cinco aparelhos celulares e um veículo Toyota Yaris, utilizado no transporte dos entorpecentes.
Durante patrulhamento, a equipe do Grupo de Apoio da Polícia Militar de Nova Xavantina, flagrou um veículo em alta velocidade, cruzando Avenida Rio Grande do Sul, sentido BR, com cinco ocupantes em atitude suspeita.
No momento em que a viatura se aproximou do veículo, o motorista saiu em alta velocidade, dando início a uma perseguição policial na rodovia federal, onde os polciais conseguiram realizar abordagem do carro.
Durante busca no veículo, os policiais encontraram quatro tabletes de maconha pesando aproximadamente dois quilos e um tablete de cocaína de pouco mais de 300 gramas. Os aparelhos celulares dos suspeitos e o veículo foram apreendidos.
Três dos homens são da cidade de Água Boa, para onde a droga supostamente seria entregue. Os integrantes da quadrilha e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.