Connect with us

Sorriso

Programa Eco Sorriso inicia força-tarefa de Educação Ambiental

Publicado

em

Mais de mil professores passaram por treinamento sobre sustentabilidade

Neste mês de abril, o coordenador do programa Eco Sorriso, Diogo Martins, promoveu uma maratona de palestras no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O resultado? O treinamento de 1,1 mil professores da rede municipal de ensino sobre vários eixos da sustentabilidade, como coleta seletiva, reciclagem, compostagem, e outras ações desenvolvidas pelo Eco Sorriso.

O Eco Sorriso, que nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município, conta atualmente com coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em 42 bairros da cidade (cerca de 70% do Município); pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todos os Cemeis e escolas da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis.

“Ao manter este contato próximo aos professores, sempre em um processo de retroalimentação, estamos estimulando o estabelecimento de uma nova forma de pensar a gestão de resíduos, tornando, por exemplo, o processo de reciclagem algo rotineiro, que as crianças possam ajudar e, mais que isso, incentivar toda a família a também aderir a esta prática”, destaca Diogo.

Falando em estímulo junto aos alunos, o coordenador lembra que as unidades escolares contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás e biofertilizante. Com isso, a meta é ser a primeira rede pública do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”.

Diogo acrescenta que, ao mesmo tempo que as escolas avançam no processo de “nem tudo precisa ir pro aterro sanitário”, o Paço Municipal também colocou em prática o “Gabinete Lixo Zero”, que, junto com a Estação da Sustentabilidade, estimula servidores e visitantes a fazer da reciclagem uma nova opção de vida.

Para sua viabilidade, o programa está integrado diretamente às secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), e também compõe as ações da Controladoria Geral do Município (CGM).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Em novo endereço, Semsep oferece ambiente mais confortável para o atendimento à população

Publicado

em

Por

Servidores também desfrutam de espaço adequado às demandas do setor

Foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (26 de novembro), a nova sede da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), localizada à Avenida dos Imigrantes, 843, Jardim Guarujá.

Desde setembro, a secretaria está neste novo endereço, em um prédio locado, com área construída de 623,78 m² e devidamente adequado às necessidades da pasta, com áreas específicas para a equipe administrativa e a Guarda Municipal de Trânsito (GMT), sala de reunião, sala de instrução, central de monitoramento, alojamento e salas para as coordenadorias, e espaço para vistorias

“O novo espaço contribui de forma significativa para o bem-estar, tanto de servidores, quando da população que vem procurar os serviços da Semsep, e essa preocupação da Administração Municipal em ofertar locais mais acolhedores também resultou em melhorias em outros prédios públicos, em especial os ligados à segurança pública, como por exemplo, a nova delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC), o novo refeitório da Polícia Militar (PM), e o posto da PM em Boa Esperança, que contaram com apoio da Prefeitura para se tornarem realidade”, destacou o secretário da pasta, José Carlos Moura.

O novo gestor da pasta a partir de 2025, o coronel RR da PM, Nerci Adriano Denardi, atual secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) e de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), destacou que a palavra-chave para o futuro continuará sendo “integração”, tanto internamente, quanto junto aos demais órgãos ligados à segurança pública.

Além da mudança na parte estrutural de prédios, como da Delegacia Civil, que passaram a ofertar condições adequadas de trabalho, bem como de atendimento ao público, o prefeito Ari Lafin pontuou outros avanços em segurança pública, como a disponibilização de recursos para que sejam viabilizadas as jornadas voluntárias, tanto de policiais, quanto de bombeiros militares; o projeto Mão-Amiga, em que reeducandos podem trabalhar em troca da redução de pena; e o videomonitoramento de prédios públicos e de pontos estratégicos da cidade, que contribuem de maneira direta para a promoção da segurança e a redução da violência.

Com a mudança da estrutura da Semsep para o novo endereço, ainda em setembro, a edificação que vinha sendo utilizada como sede da secretaria, na Rua Rio Grande do Sul, 213, Benjamin Raiser, passou a abrigar a equipe de Sinalização de Trânsito e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que, desde 2021, funcionava no prédio localizado ao lado do Ginásio Domingão.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora